Rondônia teve clima positivo para safrinha de milho que começa a ser colhida
A colheita do milho já começou em Rondônia com as primeiras produtividades registradas variando entre 104 e 140 sacas por hectare com os trabalhos devendo ganhar ritmo nos próximos 15 dias e se estender até agosto.
Segundo o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja/RO, Vicente Godinho, o estado foi um dos que menos sofreu com as condições climáticas nesta segunda safra e registrou grande parte do plantio dentro da janela ideal, especialmente nas regiões mais produtoras como Vilhena e o Cone Sul.
A expectativa da entidade é que a produtividade média neste ano cresce entre 5 e 7% com relação à 2020 e fique por volta das 85 sacas por hectare, podendo chegar em até 116 sacas nas melhores lavouras dos 220 mil hectares cultivados.
Godinho relata que 40% desta produção já foi vendida com preço médio de R$ 70,00 a saca neste ano que deve representar rentabilidade para a maior parte dos produtores, que destinam parte da sua produção para destinos fora do estado, o que gera a necessidade de buscar novos volumes em outras originações para anteder a demanda rondoniense.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja/RO no vídeo.
0 comentário
Segunda safra deve crescer em 2025; especialista dá dicas
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%
Futuros do milho próximos da estabilidade nesta terça-feira
Preço do milho melhora e comercialização avança no Mato Grosso
Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab