C.Vale deve manter estáveis os alojamentos de aves
Podcast
Entrevista com Maykon Buttini - Gerente Departamento de Produção Avícola da C.Vale sobre a Produção de Aves
DownloadMesmo com a alta nos custos de produção para o setor de proteína animal e as incertezas sobre o comportamento consumidor no Brasil, a C.Vale deverá manter estáveis os alojamentos de aves, estimado em torno de 13,5 milhões de pintinhos por mês. Segundo o gerente do departamento de produção avícola da cooperativa, Maykon Buttini, a perspectiva para o segundo semestre é de que os negócios no Brasil comecem a retomar o ritmo pré-pandemia, à medida em que a vacinação contra a Covid-19 avançar.
De acordo com Buttini, o aumento nos custos de produção chegam a cerca de 60% nos últimos 12 meses, levando em conta a alta de cerca de 120% no preço da saca de milho e de 60% no tonelada do farelo de soja. "É um desafio fazer o repasse, ainda que em parte, para a ponta consumidora. O aumrnto não é bem aceito, sobreturo neste período em que a população está descapitalizada", disse.
Ele afirma que para tentar reduzir os impactos causados pelos custos de produção, a C.Vale aposta na programação de compra dos insumos, na tentativa de aproveitar melhores preços, e no melhoramento da eficiência da produção.
Em relação à questão da Arábia Saudita, que em maio suspenseu a habilitação de 11 frigoríficos brasileiros processadores de aves, Buttini acredita que as empresas que tiveram a credencial retirada deverão tentar canalizar este excedente de produção para outros países que já são parceiros comerciais do Brasil para a compra da proteína.
"Acredito que as empresas devam tentar programar as vendas para outros países para que o produto não fique em solo brasileiro, podendo gerar pressão de baixa nos preços do frango por aqui", pontuou.
Leia Mais:
+ Começa a valer embargo da Arábia Saudita a 11 frigoríficos de frango brasileiro
+ Exportação de carne de frango surpreende e supera resultados de maio/20 e abril/21
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24