Anistia Internacional diz que dissidente cubano hospitalizado é "prisioneiro de consciência" após greve de fome

Publicado em 22/05/2021 21:05

LOGO REUTERS

HAVANA (Reuters) - A Anistia Internacional classificou um dos principais dissidentes de Cuba como "prisioneiro de consciência" na sexta-feira, dizendo que forças de segurança parecem tê-lo sob supervisão e incomunicável no hospital onde as autoridades o internaram há quase três semanas.

O artista Luis Manuel Otero Alcántara, de 33 anos, vinha realizando uma greve de fome e sede há sete dias em sua casa na Havana Velha para protestar contra o que chamou de assédio do Estado quando as autoridades de saúde o transferiram para o hospital em 2 de maio.

O departamento de saúde cubano disse na ocasião que os médicos não encontraram nenhum sinal de desnutrição e que Otero Alcántara estava em condição estável.

Apoiadores questionam por que ele permanece no hospital e incomunicável, acrescentando que a polícia os impediu de visitá-lo. Otero Alcántara não respondeu às tentativas da Reuters de contatá-lo por telefone e redes sociais.

Vídeos dele no hospital postados online por contas pró-governo, incluindo um na quinta-feira em que ele parecia mais magro e encurvado, alimentaram ainda mais os temores dos apoiadores.

"Luis Manuel não deve ficar mais um dia sob custódia do Estado", disse Erika Guevara-Rosas, diretora da Anistia Internacional para as Américas. “É hora de as autoridades cubanas reconhecerem que não podem silenciar todas as vozes independentes do país.”

Otero Alcántara é líder do Movimento San Isidro, um grupo de algumas dezenas de artistas, escritores e ativistas que protestou contra as restrições às liberdades civis em Cuba nos últimos anos, muitas vezes por meio de apresentações provocativas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário