Campos Novos/SC espera ampliar em 50% área cultivada com trigo
O plantio da próxima safra de trigo deve começar no dia 21 de junho na região de Campos Novos em Santa Catarina e se estender até o final do mês de julho. Até lá, os produtores estão finalizando seu planejamento e animados com as perspectivas da cultura.
Segundo a engenheira agrônoma da Copercampos, Mirela Rossetto Bertoncello, a expectativa da cooperativa é que a área cultivada com trigo no município salte 50% saindo de 4 mil hectares para 6 mil hectares, chegando à 10 mil hectares na região.
O aumento nos preços de venda do trigo no mercado foi o principal motivador para que os produtores apostassem mais na cultura, mesmo com o aumento nos custos de produção e perspectivas não muito boas para o clima, com a tendência de um inverno mais seco, de acordo com a engenheira.
Bertoncello ressalta que, com uma produtividade de 30 sacas por hectare os produtores da região já conseguem cobrir os custos da lavoura e, como a projeção da cooperativa é atingir produtividades ao redor das 70 sacas por hectare, o cenário futuro é positivo.
Confira a entrevista completa com a engenheira agrônoma da Copercampos no vídeo.
0 comentário
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)