Mapa atende pleito da Abrafrutas e parceiros e amplia área livre da Mosca-das-Frutas no Rio Grande do Norte
Foi divulgado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria Nº 277, a ampliação da área livre da mosca-das-frutas (anastrepha grandis) no Rio Grande do Norte (RN), sendo este um pleito da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Em diversas reuniões, com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal e o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn) e com o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), a Abrafrutas solicitou aumento da área livre da mosca-das-frutas, visto que a ampliação permitiria que novos municípios começassem a exportar frutas.
A grande maioria dos países, segundo o diretor executivo da Associação, Eduardo Brandão, exigem dos exportadores que as frutas sejam de regiões livres da praga. Com a ampliação da área, consequentemente aumenta-se as exportações de frutas, o que é muito importante não somente para o setor, mas para o país de maneira a movimentar a economia.
“Essa conquista é muito significativa para a fruticultura brasileira. A ampliação proporcionará a entrada de novos produtores no mercado de exportação, o que impactará positivamente nos números em volume e valor de frutas exportadas pelo Brasil, sobretudo o melão, cultura mais exportada do país”, disse o diretor executivo.
Ano passado após atender todos os requisitos exigidos para exportação, o estado do Rio Grande do Norte enviou pela primeira vez o melão para a China, sendo também a primeira fruta fresca exportada para o país asiático. A exportação para a China foi muito comemorada visto que este é um grande mercado importador.
Após a publicação da portaria, a área livre passa a compreender os municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, Apodi, Gov. Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.
0 comentário

Maior produtor de cacau da Costa do Marfim reduzirá exportações devido à menor safra que está por vir, dizem fontes

A Horta da Europa: Como o “Mar de Plástico” de Almería impulsiona a economia do sul da Espanha

Do Grão à Barra #143 - As inovações sustentáveis nos processos e manejos da produção amazônica de cacau no Pará

Limão Taiti é o destaque da semana (24 a 28/03) no atacado da CEAGESP

Jornada BASF Nunhems começa com apresentações em Almeria; produtores brasileiros buscam soluções e inovações

Comitê de Fruticultura do RN marca presença na maior feira de frutas e hortaliças do hemisfério sul