Preços do petróleo caem 2% com novos lockdowns e preocupação com demanda
Os preços do petróleo recuaram nesta quarta-feira, afetados pela imposição de novos lockdowns na Europa, o que gerou temores relacionados ao consumo de combustíveis, e por perspectivas pessimistas de demanda divulgadas pela Opep+ antes de uma reunião que definirá sua política de produção.
O petróleo Brent para maio, que expirou nesta quarta, fechou em queda de 0,60 dólar, ou 0,9%, a 63,54 dólares por barril. O contrato mais ativo da referência internacional, para junho, cedeu 1,43 dólar, ou 2,2%, para 62,74 dólares o barril.
Já os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos (WTI) recuaram 1,39 dólar, ou 2,3%, a 59,16 dólares/barril.
O Brent acumulou perda de 3,9% no mês, mas avançou 22,6% no trimestre. Já a referência norte-americana apurou baixa de 3,8% no mês, mas subiu 21,9% no trimestre.
Os preços do petróleo ampliaram perdas nesta quarta depois de o presidente da França, Emmanuel Macron, decretar um terceiro lockdown nacional e afirmar que as escolas do país fecharão por três semanas, em tentativa de conter uma terceira onda da Covid-19, que ameaça sobrecarregar os hospitais europeus e afetar a demanda por combustíveis.
"Foi neste momento que o mercado afundou", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho Securities. "Eles não estão conseguindo agir em conjunto para o controle do vírus ou para estabelecer algum tipo de programa de vacinação em conjunto."
Uma revisão para baixo --de 300 mil barris por dia-- na estimativa da Opep+ para o crescimento da demanda por petróleo neste ano também pressionou as cotações. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados vão se reunir na quinta-feira para decidir sua política de produção.
(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin e Julia Payne, em Londres)
0 comentário
Petróleo cai diante de dólar forte
Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil