Com experiências imersivas da Sábios, Raízen treina 500 motoristas em todo o Brasil
A Raízen, empresa integrada de energia e uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, está usando experiências imersivas para capacitar cerca de 500 motoristas terceirizados que realizam o transporte de combustível até os postos de todo o país. A experiência foi desenvolvida pela Sábios, uma edtech que atua há 12 anos com tecnologias imersivas para ajudar grandes indústrias a aumentarem a performance dos colaboradores. Com esta parceria a Raízen pretende melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derrame de combustível durante a descarga.
André Luiz Coneglian Lazari, assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do setor de logística da Raízen, explica que esta é a primeira vez que transportadores terceirizados participam de um treinamento usando uma plataforma integrada, que une gamificação e inteligência artificial. A escolha por este tipo de tecnologia foi baseada em experiências executadas também pela Sábios em outras áreas dentro da companhia.
"Percebemos que a educação imersiva vem mostrando resultados surpreendentes em outros setores e também queremos apresentar uma didática diferente aos nossos parceiros. Com este método, eles irão relembrar todo o processo de uma descarga segura, algo que já aprendem nos treinamentos em suas transportadoras, mas que, com essa interação, devemos fortalecer a cultura de prevenção de acidentes, valorização da vida e cuidados com o meio ambiente”, reforça Lazari.
Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que o uso de gamificação associado ao storytelling e tecnologias como realidade virtual e aumentada, vem crescendo nos últimos anos, principalmente pelos bons resultados no aumento do engajamento dos participantes e maior retenção do conhecimento, que chega a 90% se comparado com treinamentos tradicionais. Além disso, ajuda a prevenir os acidentes causados por falhas nos processos operacionais e técnicos relacionados à gaps de cultura, comportamento e habilidades que não haviam sido mapeados e monitorados anteriormente.
"Isso acontece porque, ao se confrontar com situações reais do seu dia a dia de forma gamificada, a pessoa interage com a história dela, porém em um ambiente virtual e seguro, onde aprende a lidar com suas próprias emoções. O resultado é que o cérebro acaba sendo treinado para tomar a melhor decisão caso aquela situação difícil e, muitas vezes, de risco ocorra na vida real. Isso é possível através da nossa metodologia baseada em neurociência”, explica.
Como funciona
O projeto desenvolvido pela Sábios, chamado Descarga Segura, vai abranger cerca de 500 motoristas que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país. São profissionais terceirizados e credenciados pela Raízen, que têm acesso à plataforma da Sábios por meio de um QR Code, que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar pelo computador, celular ou tablet com internet.
A experiência, lançada em janeiro, está dividida em três experiências: descarga segura de combustível, avaliação e gerenciamento de risco e situações difíceis e abordagem com o cliente. Todas as situações do game online foram desenvolvidas pela psicóloga Marli Arruda, que mapeou, junto aos motoristas, os problemas enfrentados diariamente por eles e suas características. Com isso, o personagem principal é o motorista, que recebeu o nome de Januário.
Na simulação, Januário precisa executar funções que já desempenha no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com total segurança e sem derrames. A diferença é que com a gamificação, o motorista poderá vivenciar situações mais complexas e solucionar problemas em um ambiente virtual.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma Sábios consegue identificar, medir, adaptar e recomendar ao usuário o que ele precisa desenvolver para melhorar suas habilidades, atitudes e comportamentos referentes àquele processo/operação. Esses resultados proporcionarão tomadas de decisões estratégicas dos gestores da Raízen com o propósito de melhorar a performance do negócio como um todo.
Outros resultados
A Raízen adotou as experiências imersivas e metodologia própria da Sábios em 2017. Em quatro anos, já foram mais de 5,2 mil colaboradores impactados. Os projetos foram desenvolvidos nas áreas de carregamento de etanol, abastecimento de aeroportos, sinalização e segurança nos postos Shell, além das usinas e terminais.
Augusto Oliveira, responsável pelo setor de Segurança de Combustíveis, comenta que a aderência da plataforma à realidade rotineira dos trabalhadores faz com que treinamentos, em especial os de influência comportamental, sejam mais eficazes. "É uma 'brincadeira de gente grande' que traz conceitos valiosos e conteúdos importantes de modo que o funcionário aprende de forma lúdica". Como resultado, a área está desenvolvendo o módulo avançado dessa experiência.
Com isso, a Raízen acompanha o desempenho individual e em grupo de seus operadores e técnicos, identificando os problemas relacionados ao conhecimento e comportamento para atuar de forma mais precisa no desenvolvimento de suas equipes. Para 2021, além do projeto com os motoristas, a Sábios está desenvolvendo mais seis experiências para outras áreas dentro da companhia, incluindo operações marítimas e fluviais.
0 comentário
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY
Preços do açúcar seguem com nova redução nas bolsas de NY e Londres nesta 6ª feira
Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA participa de encontro em João Pessoa
Açúcar abre próximo da estabilidade e caminha para perda semanal acima de 6% em NY
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis e inclui produtores de cana
Açúcar: Possibilidade da Índia exportar pressiona cotações e NY tem nova baixa acima de 1%