Uruguaiana/RS começa colheita do arroz esperando redução na produtividade e preços elevados
Podcast
Uruguaiana/RS começa colheita do arroz esperando redução na produtividade e preços elevados
DownloadA colheita do arroz já começou em Uruguaiana no Rio Grande do Sul, mas por enquanto são poucos produtores nas atividades. O volume deve crescer ao longo desta semana, atingir o pico após 20 de fevereiro e se estender até março e abril.
Segundo o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana/RS, Roberto Fagundes Ghigino, a safra 2020/21 sofreu com a falta de chuvas e isso deve refletir em menos produtividade do que o registrado na safra passada, uma queda de 20 sacas de 50 quilos por quadra cultivada.
A falta de chuvas no estado prejudicou até mesmo o armazenamento de água, obrigando os produtores a racionarem e priorizarem algumas atividades. Assim, a liderança destaca que a opção foi por preservar o recurso para a época de enchimento de grãos, o que acabou deixando as lavouras sem as necessárias lavagens.
Por outro lado, as perspectivas de mercado são animadoras para os produtores da região. Ghigino comenta que a saca do arroz está valendo R$ 90,00 atualmente para os produtores e que os patamares ao longo da colheita devem se manter entre 90 e 100 reais, índices que recompõe a queda de produtividade e de área plantada.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana/RS no vídeo.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso