República Tcheca fecha mercado e determina confinamento de aves devido à gripe aviária
O Ministério da Agricultura tcheco fechou na terça-feira os mercados de aves e exposições e proibiu os fazendeiros de manter os bandos de aves do lado de fora após a detecção de novos casos de gripe aviária no sul do país.
Veterinários confirmaram a gripe aviária H5N8 em sete patos e cisnes selvagens perto da cidade de Ceske Budejovice e no distrito de Pisek, ao sul de Praga, somando-se aos casos anteriores em cisnes selvagens e em um rebanho de aves domésticas detectado na semana passada.
O ministério disse que também está colocando limites na movimentação de aves e na venda de aves de grandes fazendas registradas para pequenos criadores.
A proibição de manter bandos de fora se aplica a bandos registrados de maior porte. O ministério exortou todos os tratadores a se certificarem de que os bandos não entrem em contato com pássaros selvagens.
A gripe H5N8 é letal para as aves, mas não é conhecida por ser transmissível aos humanos. Tem se espalhado rapidamente na Europa, colocando a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24