Apesar de ter atingido recorde de preço, mercado dos ovos em 2020 foi corroído por menor demanda e elevados custos de produção
Podcast
Apesar de ter atingido recorde de preço, mercado dos ovos em 2020 foi corroído por menor demanda e elevados custos de produção
DownloadO ano de 2020 foi de "reviravolta" no mercado dos ovos. Conforme explica a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Juliana Ferraz, mesmo tendo batido recorde real de preço (em abril) e registrado aumento no acumulado do ano, a menor demanda, motivada pelo Auxílio Emergencial, cedido pelo Governo Federal, e os altos custos de produção, pressionaram as margens para o avicultor de postura.
A especialista relembra que em março/abril deste ano, a demanda e o preço dos ovos já estavam mais aquecidos devido ao período de Quaresma, algo esperado. Entretanto, com o agravamento da pandemia pelo coronavírus, houve uma corrida aos supermercados para o abastecimento doméstico.
"Em abril, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos registrou recorde real desde 2013, quando começou a série histórica do Cepea, chegando a R$ 114,00 a caixa de ovos brancos e R$ 130,00 a de ovos vermelhos", conta.
No decorrer dos meses, o mercado sofreu a flutuação entre oferta e demanda de primeira e segunda quinzena de cada mês, mas com o início do pagamento do Auxílio Emergencial, a população passou a consumir mais carne de frango - a mais barata no comparativo com a bovina e a suína. Sendo assim, a demanda pelo produto esfriou, enquanto a produção seguia em alta.
O avanço nos preços de milho e farelo de soja também foi citado por Juliana Ferraz, que aponta que, no acumulado de 2020, o preço dos ovos subiu 20%, enquanto do milho saltou 40% e do farelo, 54%, em comparação aos valores de 2019.
"Isso mostra a diferença na proporção do aumento nos preços, o que fez com que em novembro deste ano, o avicultor de postura tivesse a pior relação de troca", disse.
A expectativa para 2021 é de um primeiro semestre com mercado mais devagar, principalmente no princípio do ano, "algo que é sazonal", segundo Juliana. Entretanto, se houver ajuste de produção por parte dos avicultores, somado ao alto preço das carnes e possível suspensão do pagamento do Auxílio Emergencial, o mercado dos ovos poderá ser beneficiado com melhores preços. Um ponto de atenção é o custo de produção, que não deve ceder de forma drástica.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24