"Quem faz a qualidade do café é Deus, eu só ajudei!..., diz seo Edir, vice-campeão do Especialíssimo/2020
O sítio Portela, localizado no município de Campestre, no sul de MG, tem uma caracteristica comum a todos os vizinhos da região. É uma pequena propriedade, de apenas 3,63 hectares. E, como todos, voltada integralmente à produção de café de qualidade. Desta vez, porém, o seu proprietário, o sr. Edir José de Carvalho, de 53 anos, teve a ajuda da natureza para produzir um pouco mais -- 128 sacas (foi um ano de bianualidade alta).
Desse total, seo Edir separou um lote de 5 sacas, preparadas com um capricho maior que o habitual. Para tanto contou com a ajuda de mãos femininas, a da esposa, dona Marluce, e da filha Aparecida.
Os três colheram os grãos ainda cerejas, passaram no lavador e os secaram no terreiro... Contando assim, parece um trabalho trivial... Só que esse lote teve o que se chama de "apuro", ou seja, a cada 10 minutos (10 minutos!!!) seo Edir, dona Marluce e a Beatriz reviraram o café no terreiro para secá-lo naturalmente... A cada 10 minutos!!!
Essa diferença, esse esforço, esse "apuro", fez desse lote merecedor de uma conquista -- a classificação, em 2o. lugar, no dificil programa de cafés especiais da Cooxupé, o Especialíssimo. O lote da familia do sitio Portela conseguiu a marca de 89,63 pontos, que o qualifica como o café de uma das melhores bebidas do mundo!.
Quando perguntado como conseguiu essa qualidade, Seo Edir responde na sua tradicional simplicidade mineira:
-- "Quem faz a qualidade é Deus; nós aqui só ajudamos".
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, diz que essa conquista é de todos os cafeicultores do Brasil.
-- "O esforço da familia do seo Edir fez subir a régua da qualidade; essa pontuação vai circular no mundo, e todos os apreciadores vão saber que os cafés do Brasil são os de melhor bebida do mundo".
Pela conquista, Edir e familia levaram para casa um premio de 20 mil Reais, e a certeza de que o capricho vale a pena.
Detalhe: durante a premiação, seo Edir contou com a torcida dos netinhos, que não sairam do colo do avô.
-- "É por eles que a gente luta, que a gente se esforça. Ano que vem estaremos de novo no Especialíssimo, pode escrever aí", finalizou o pequeno-grande produtor de café brasileiro.
(acompanhe a entrevista acima).
0 comentário
Exportadores têm prejuízo logístico de R$ 11,9 mi com não embarque de café em novembro
Café: Força do real e clima consolidam as altas dos preços no fechamento da sessão desta 3ª feira (07)
Clima adverso vem afetando a bienalidade do café brasileiro
Preços do café avançam nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (07)
Perspectiva de oferta comprometida mantém os preços do café em altas moderadas no início desta 3ª feira (07)
Preços do café encontram equilíbrio entre oferta e demanda, afirma gerente de operações da Minasul