Bolsonaro diz que Brasil está importando soja porque preço está subindo

Publicado em 29/10/2020 09:37

LOGO REUTERS

O Brasil, maior produtor e exportador global de soja, está importando soja devido a uma alta nas cotações internas, mas não deve tomar medidas intervencionistas no mercado, disse o presidente Jair Bolsonaro a apoiadores, conforme vídeo publicado no final da noite de quarta-feira.

"Importamos 400 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos. Estamos importando agora soja porque o preço está subindo. Se eu tabelar óleo de soja vai deixar de ter na prateleira", afirmou.

Ele não falou em volumes de importações de soja ou origens específicas do produto, e o volume citado para o arroz é referente à cota completa para importações isentas de tarifas do Mercosul, após os preços atingirem recordes, como é o caso também da oleaginosa.

De janeiro a setembro, as importações de soja pelo Brasil já somaram 528 mil toneladas, conforme dados do governo, que apontam entre os fornecedores países do Mercosul, principalmente o Paraguai.

Mas, desde que o país liberou importações de soja sem tarifa de fora do Mercosul, aumentaram as especulações que os EUA pudessem ser fornecedores do produto. Compras dentro do Mercosul não pagam tarifas.

As importações brasileiras ocorrem após grandes exportações impulsionadas pela forte demanda da China e um câmbio favorável a embarques, que reduziram fortemente este ano os estoques no país, que tem na soja seu principal produto vendido ao exterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Ter a Reuters como fonte de conteúdo nao é uma boa idéia, essa agencia de noticias merece sérias reservas em suas materias..., pseudo jornalistas em inicio de carreira, na maioria das vezes mal informados e com militancia politica em setores hostis ao Agro... Pra manter nossa confianca no NA é preciso ter menos noticias enlatadas e mais noticias de produtores..., inclusive os consultores/ analistas estao denotando conspiracao com os produtores de graos, minando nossa confianca (idem canal jbs)..., juízo a todos nós....

    2
    • Luiz Ribeiro Villela São Paulo - SP

      Sr Elton, o senhor tem toda a razão. E não é só a Reuters. São muitas as materias disfarçamente pagas por grandes grupos nacionais e estrangeiros. È preciso ler tudo com "um pé atras".

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Sr. Luiz, é verdade, é o famoso merchandising..., isso é normal na midia..., tambem atuo nessa area, porem nosso segmento é vital, e precisamos enrique-lo com entrevistas, materias ao vivo, dias de campo, etc. Porem existe um preço pra isso ser bem feito..., o Joao Batista é fera, ele sabe de tudo isso que estamos falando..., no site investing-br, estao todos os topicos que muitas vezes aparecem aqui, aí fica facil é só colar, reuters, estadao, folha, são essas as fontes. O que acho mais gritante é o merchandising dos grandes compradores de graos, por meio dos consultores/analistas.

      0