Sistema Famasul orienta produtores rurais quanto às medidas de prevenção e combate a incêndios
Preocupado com a atual situação provocada pelas queimadas em Mato Grosso do Sul, especialmente nas últimas semanas, o Sistema Famasul vem alertando produtores e trabalhadores do campo quanto à necessidade de medidas de prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais.
Todas as orientações para contenção das chamas, amenização dos prejuízos e proteção da fauna e flora, bem como a integridade física de pessoas, estão sendo repassadas por meio dos 69 sindicatos rurais e dos mais de 200 profissionais que atuam na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em aproximadamente 5 mil propriedades em todos os municípios do estado.
Medidas como confecção de aceiros ao redor das áreas protegidas (reservas legais, APPs - Áreas de Preservação Permanente), estradas, cercas e edificações como casas, galpões e mangueiros e a organização de equipes das propriedades são fundamentais para minimizar os riscos de incêndio e agilizar o combate.
Neste momento, torna-se importante manter disponíveis equipamentos para impedir a propagação das chamas como abafadores, tratores, tanques, caminhão pipa, avião agrícola e outros que possam ser utilizados com segurança e eficácia.
“Sabemos que a baixa umidade e as altas temperaturas nesta época do ano favorecem o avanço das queimadas nas áreas rurais. Nesse sentido, mobilizamos todos os sindicatos rurais, enviando recomendações com as principais medidas de prevenção, além da orientação para que fortaleçam suas redes de contato e informação para que, dessa forma, possam auxiliar as autoridades no combate aos incêndios, tanto na região pantaneira quanto em outros municípios como Três Lagoas, Água Clara, Costa Rica e Alcinópolis”, comenta o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Todo produtor pode procurar o sindicato rural de seu município e aderir às capacitações gratuitas que o Sistema Famasul oferece no âmbito de sensibilização, prevenção e combate aos incêndios. Temos hoje os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio na Área Rural” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que capacitaram 600 pessoas somente 2019, além da parceria com o Governo do Estado, Reflores/MS, Corpo de Bombeiros e Ibama/MS na campanha anual de conscientização contra as queimadas.
0 comentário
COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Tocantins oferecerá R$2,5 bilhões em créditos de carbono
Anfitrião da COP29, Azerbaijão ataca Ocidente por críticas a seu setor de petróleo e gás
Materiais de energia limpa podem ser problema futuro, diz pesquisadora
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
Medida provisória destina R$ 938 milhões para ações de combate à seca e a incêndios florestais