Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos
Podcast
Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos
DownloadNesta última segunda safra de milho uma reclamação foi recorrente aos produtores do Mato Grosso: a discrepância nas medições de umidade dos grãos no momento da entrega da produção.
Segundo as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o percentual tecnicamente recomendado para comercialização do milho e da soja é de até 14%. Mas muitas vezes, a diferença na medição é de até 2 pontos percentuais para mais na hora da arbitragem com os compradores.
De acordo com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT, Jerusa Rech, até o momento não havia nenhum instrumento oficial para garantir a aferição correta dos equipamentos utilizados nesta medição de umidade.
Justamente para resolver este problema, será instalado o primeiro laboratório para aferição destes instrumentos de medição de umidade no estado pela Aprosoja/MT em parceria com a empresa Motomco e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT).
A partir desta próxima safra verão 2020/21, os produtores que tiverem dúvidas no momento das medições de umidade podem acionar o laboratório, que irá enviar técnicos treinados para aferir os equipamentos utilizados e garantir medições corretas.
Rech destaca ainda que, como o Ipem é um órgão público, o laboratório poderá ser acionado também pelas próprias empresas que recebem os grãos, para garantir o perfeito funcionamento de seus aparelhos.
Confira a entrevista completa com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT no vídeo.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio