EUA realizam 1º embarque de petróleo para a Arábia Saudita em mais de uma década
Os Estados Unidos enviaram um carregamento de petróleo para a Arábia Saudita em junho, segundo dados divulgados na quarta-feira pelo Departamento de Censo norte-americano, no que aparenta ser a primeira entrega desde que a proibição dos EUA a embarques da commodity terminou, em 2015.
De acordo com os dados, os EUA exportaram cerca de 550 mil barris --ou 18,3 mil barris por dia-- para a Arábia Saudita em junho. A Administração de Informação sobre Energia (AIE) não possui registros de exportação de petróleo para os sauditas.
Dados do Departamento de Censo apontam um minúsculo carregamento de 1 mil barris para a Arábia Saudita em 2002, ocorrido em meio à proibição de quatro décadas às exportações.
O volume da carga de junho é menor que o que ocuparia a menor classe de navios-tanque, os Aframax. Operadores disseram que é possível que o carregamento seja parte de uma exportação direcionada a outro país.
Não há registros de embarques de petróleo dos EUA para a Arábia Saudita no mecanismo de monitoramento de navios do Refinitiv Eikon.
A Arábia Saudita é uma das maiores fornecedoras de petróleo dos EUA, tendo enviado cerca de 1,2 milhão de barris por dia da commodity em maio para os norte-americanos, maior nível em três anos, resultado de uma breve guerra de preços entre sauditas e russos.
0 comentário
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
Petróleo cai em meio à decepção com estímulo chinês