Mais chuvas: Último final de semana do Outono com volumes expressivos e queda na temperatura no RS
O último final de semana do Outuno tem previsão de muita chuva para o Rio Grande do Sul. Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um sistema de baixa pressão em atuação no norte da Argentina e a atuação de um sistema frontal no leste do estado influenciam e aumentam as chances de chuvas nos próximos dias.
O modelo Cosmo do Inmet, indica que os maiores volumes de chuvas devem acontecer no centro-sul do Rio Grande do Sul, podendo ser registradas precipitações acima de 90 mm em algumas regiões. A tendência é que Santa Catarina e Paraná tenham tempo estável nesta sexta-feira (12).
Imagem de satélite do Inmet ilustra sistemas em atuação no sul do país:
As chuvas devem continuar acontecendo no sábado e com previsão de volumes mais expressivos para o norte do Rio Grande do Sul - entre 20 e 40 mm. Também no sábado (13), os sistemas devem ganhar força e avançar mais ao norte, levando condição de chuvas também para Santa Catarina e Paraná. Os volumes, no entanto, devem ser mais baixos quando comparado com o RS.
Apesar dos volumes mais baixos previstos para o final de semana, tanto Santa Catarina, como parte do Paraná receberam chuvas significativas nos últimos três dias. Segundo os dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em todas as regiões de Santa Catarina, com precipitação de até 80 mm.
Já no Paraná, as chuvas ficaram concentradas no sul do estado, com precipitação entre 40 e 50 mm. Choveu nas demais regiões do estado, porém em volumes mais baixos. Já o Rio Grande do Sul recebeu os maiores volumes na região norte, entre 20 e 40 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias
Fonte: Inmet
Queda nas temperaturas
Durante o final de semana as temperaturas também devem cair em todo o sul do país. Andrea Ramos destaca que o frio deve ser mais intenso no Rio Grande do Sul. As imagens de tendência de temperatura do Inmet mostram que uma nova massa de ar frio deve avançar para o estado. Ainda de acordo com a meteorologista, as mínimas na manhã desta sexta-feira (12) já tiveram declínio, com 10ºC.
O modelo indica que a massa de ar frio deve avançar de maneira rápida, mas sem força para seguir até o norte do país. Andrea destaca que as temperaturas no Sudeste também podem ter um declínio, mas descarta as possibilidades de geadas para o sul de Minas Gerais nos próximos dias.
O mapa de modelo de previsão de temperatura do Inmet, aponta as temperaturas mais baixas a partir de domingo (14) no Rio Grande do Sul. O declínio deve acontecer em todo o estado, com mínimas previstas entre 4 e 6 graus. Para Santa Catarina, são previstas mínimas entre 10 e 12 graus. No Paraná, a previsão segue indicando temperaturas mais elevadas, com mínima prevista entre 16 e 22 graus.
Veja o mapa de previsão de avanço da massa de ar frio:
Fonte: Inmet
Veja o mapa de previsão de temperatura para domingo (14):
Soja em Boa Vista do Cadeado (RS). Envio de Arthur Casarin
Plantação de Chia em Ribeirão Cascalheira (MT). Envio de Vanderlei Secco
Milhos com problemas de cigarrinha em Naranjal (Paraguai). Envio de Cledison Conte
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas!
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil