Mesmo na primeira quinzena do mês, mercado de ovos tem queda nos preços
Podcast
Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Ovos
DownloadNas primeiras quinzenas do meses é sempre esperado um aumento no ritmo de negócios para as proteínas animais, com a entrada da massa salarial e a população indo às compras. Entretanto, segundo o analista de mercado e zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima, os preços recuaram por causa da sobreoferta de produto e da competitividade das carnes suína e de frango.
Ele explica que no mês de maio os ovos atingiram um pico de preços, e de lá para cá, as outras proteínas animais, como carne de frango e suína, começaram a sofrer quedas nos preços, se tornando mais competitivas frente aos ovos.
Em São Paulo, o atual preço da caixa com 30 dúzias é de R$ 85,50 para os ovos de granja, acúmulo de queda de 2,3% desde o início do mês, e de R$ 90 para os ovos no atacado, recuo de 2,2% desde o começo de junho.
"Apesar dessa queda acumulada no mês, os preços ainda são bem superiores aos praticados no mesmo período do ano passado, 18% a mais para os ovos de granja e 16,9% a mais para o produto no atacado".
Na comparação com os preços praticados em junho do ano passado, os valores são superiores, mas os custos de produção, puxados pela alta do milho e do farelo de soja, também pesaram mais no bolso do produtor neste ano.
Para as próximas semanas, a expectativa é de mercado andando de lado ou possíveis quedas, devido às incertezas do mercado por causa da pandemia pelo coronavírus. Mesmo que os produtores tomem medidas para reduzir a oferta, como o descarte de poedeiras, isso deve demorar um tempo para surtir efeito nos preços.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24