BRF divulga Relatório Integrado de 2019
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, apresenta seu Relatório Integrado referente ao ano de 2019, com informações sobre o desempenho da empresa.
O Relatório Integrado está estruturado em três capítulos: Essência, Estratégia e Resultado, que retratam a gestão sustentável da Companhia. No primeiro tópico, a BRF demonstra sua Essência e o conjunto de valores, de governança e gestão e reforça o compromisso de segurança, qualidade e integridade que regem suas operações. O segundo tema tem como foco a Estratégia e aborda o planejamento orientado ao longo prazo, incluindo investimentos, oportunidades, riscos e práticas em sustentabilidade. Em Resultados, toda a geração de valor na perspectiva das partes interessadas e dos capitais acessados pela BRF são contemplados.
Em 2019, as vendas da BRF para o mercado externo atingiram cerca de R$ 14,9 bilhões, o que representa um volume de aproximadamente 1,9 milhão de toneladas. Outra decisão importante da Companhia foi o investimento de aproximadamente US$ 120 milhões em uma nova fábrica de processados na Arábia Saudita, com o objetivo de expandir a atuação da BRF na região e a consolidação como líder no mercado halal.
Dentre os reconhecimentos que atestam os esforços voltados à sustentabilidade, a BRF destaca o retorno à carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da B3, cuja finalidade é estimular a adoção de boas práticas e ajudar os investidores a priorizar a alocação de seus recursos em empresas que atuam em frentes de responsabilidade social e ambiental.
Além disso, a Companhia firmou ao longo de 2019 parcerias estratégicas com a WWF (World Wide Fund for Nature), com foco na gestão sustentável da cadeia de grãos, e com o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que conecta a empresa aos esforços internacionais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2019, a BRF investiu R$ 150 milhões em iniciativas de redução de impacto ambiental nas operações brasileiras e internacionais.
A publicação também ressalta a evolução dos três compromissos: Segurança, Qualidade e Integridade, demonstrando resultados significativos. No pilar Qualidade foram 25 habilitações de exportação adicionais para 11 países, ampliando mercados e oportunidades de negócio, além da evolução do NPS (net promoter score) do SAC (canal com o consumidor), atingindo o patamar de 75, considerado zona de excelência. No pilar Segurança, o ano de 2019 apresentou 14% de redução dos acidentes com afastamento (ACAs) e 57% na redução da Taxa de Gravidade.
Já no pilar Integridade, em 2019, a Companhia investiu em recursos e iniciativas ligadas ao aprimoramento e alcance do Sistema de Integridade, realizando visitas e treinamentos em mais de 40 localidades e consolidando o programa de embaixadores, que conta com mais de 160 funcionários multiplicadores de compromisso firmado pela BRF. A empresa alcançou a marca de 99,8% dos colaboradores treinados no Manual de Transparência e mais de 19 mil funcionários capacitados nas Políticas de Integridade, como Anticorrupção e Conflito de interesses.
O relatório também anuncia os resultados dos programas de excelência operacional, que são observados pela queda de 40% na ociosidade fabril e 175 mil horas de treinamento SEO (Sistema de Excelência Operacional). Já em P&D, a empresa atingiu cerca de 3% da receita no mercado doméstico relativos à inovação e foram realizados investimentos no valor de R$ 50 milhões, dedicados a novos produtos, melhorias processuais, gestão de ativos biológicos e projetos em tecnologia.
A BRF lançou cerca de 132 projetos com 233 novos SKUs. Desses, 136 foram para o Brasil e 97 ao mercado internacional. Para o mercado exterior, a estratégica ficou centrada nos países muçulmanos (halal) e na Ásia foi incrementada a rentabilidade, além disso foi dado início ao movimento de customização de portfólio nas regiões em que a empresa está presente. No total, a BRF conta com cerca de 4 mil SKUs e 13 marcas que ressaltam a inovação de suas marcas. Em 2019, a Sadia foi considerada a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com o levantamento realizado pela consultoria Millward Brown Vermeer, com valor de US$ 2 bilhões.
Em 2019, a BRF progrediu em direção à Indústria 4.0, com a implementação de tecnologias em granjas, fábricas e na logística. Outra novidade foi o lançamento do programa Olheiros da Inovação, que recebeu cerca de mil ideias de colaboradores para a ampliação de produtos no portfólio da Companhia. Além disso, a empresa ampliou o modelo de inovação aberta e engajou mais de 80 startups com o lançamento do BrfHub, plataforma de conexão global com startups.
O relatório completo, nas versões português e inglês, pode ser acessado no link:
https://www.brf-global.com/sustentabilidade/como-atuamos/relatorio-integrado/
Sobre a BRF
Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para as comunidades em que atua, seus colaboradores e integrados, acionistas e para a sociedade.
0 comentário
Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações