Petróleo no primeiro ganho semanal em um mês, com cortes de produção em profundidade

Publicado em 01/05/2020 10:43

O petróleo está em busca do seu primeiro ganho semanal em um mês, com os cortes na produção global começando a elevar os mercados físicos e a demanda mostra sinais de recuperação.

Os contratos futuros em Nova York subiram para quase US $ 20 o barril na sexta-feira e subiram cerca de US $ 3 nesta semana. As principais empresas de petróleo dos EUA estão anunciando grandes fechamentos de produção, com a Exxon Mobil Corp. e a Chevron Corp. planejando fechar a produção após os cortes da ConocoPhillips na quinta-feira. A OPEP + iniciou oficialmente seus sem precedentes 9,7 milhões de barris por dia de reduções na produção na sexta-feira.

O preço do petróleo real está reagindo aos freios, com as principais notas do Cáspio ao Mar do Norte tendendo a subir nos últimos dias. O petróleo está sendo ajudado por sinais de que o pior da destruição da demanda pode ter passado. Dados do governo dos EUA mostraram que o consumo de gasolina aumentou mais em quase um ano na semana passada, enquanto o tráfego na hora do rush em algumas das maiores cidades da China se recuperou para os níveis pré-vírus.

"Começamos no mês passado com foco na destruição da demanda e agora estamos começando este mês com foco na redução da oferta", disse Olivier Jakob, diretor da consultora Petromatrix GmbH.

Ainda assim, a indústria está longe de ficar fora de perigo, à medida que um excesso de massa persiste. A Royal Dutch Shell Plc previu na quinta-feira que suas refinarias não funcionarão com mais de 70% de sua capacidade no trimestre atual. A Turquia interromperá uma fábrica de 238.000 barris por dia como resultado da desaceleração da demanda. O armazenamento global também está próximo de encher e o Citigroup Inc. alertou que o pior ainda está por vir para o mercado de petróleo.

PREÇOS:

O West Texas Intermediate para entrega em junho saltou US $ 1,13, ou 6%, para US $ 19,97 por barril a partir das 8h41 em Nova York.
O Brent para julho subiu 0,1%, para US $ 26,50 por barril.

Desde que o petróleo caiu em território negativo na semana passada, os investidores estão fugindo dos contratos futuros mais próximos, aumentando a volatilidade. O Fundo de Petróleo dos Estados Unidos LP, que sofreu pressão dos reguladores no mês passado devido ao tamanho de sua posição no WTI, disse na sexta-feira que reduzirá pela metade as participações no contrato de julho. O fundo disse anteriormente que pode expandir os investimentos para incluir produtos além do nível bruto de referência em Nova York.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário