Ações europeias fecham em alta com diminuição do isolamento. OMS diz que fim de epidemia está longe

Publicado em 27/04/2020 14:14 e atualizado em 27/04/2020 15:02

(Reuters) - Papéis de companhias aéreas deram impulso ao mercado europeu de ações nesta segunda-feira com esperanças de apoio estatal, enquanto balanços positivos de Deutsche Bank e outros aumentaram um otimismo alimentado por sinais de que muitos países em breve afrouxarão medidas de bloqueio anunciadas antes por causa do coronavírus.

As ações da Lufthansa saltaram 10,5%, depois de o ministro dos Transportes da Alemanha se dizer a favor da proteção da companhia aérea. Air France KLM avançou 0,9%, após um pacote de ajuda governamental de 7 bilhões de euros.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 1,82%, a 1.316 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 1,77%, a 335 pontos.

Numa semana em que todas as atenções estão voltadas para bancos centrais, o banco central do Japão se comprometeu a comprar uma quantidade ilimitada de títulos para manter baixos os custos dos empréstimos, à medida que a nova pandemia de coronavírus causa estragos econômicos em todo o mundo.

A decisão do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está prevista para quarta-feira, enquanto na quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) provavelmente sinalizará mais compra de títulos.

"O foco da reunião de quinta-feira deverá ser a avaliação de danos e futuras decisões de política monetária", disse Stephen Innes, estrategista-chefe de mercados globais da AxiCorp.

Os bancos da zona do euro subiram 3,9%, com Deutsche Bank superando expectativas de lucro para o primeiro trimestre, mas alertando que pode não cumprir sua meta de requerimento de capital este ano. As ações do credor alemão dispararam 12,7%.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 1,82%, a 1.315,86 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,64%, a 5.846,79 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,13%, a 10.659,99 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,55%, a 4.505,26 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,09%, a 17.380,21 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,78%, a 6.731,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,59%, a 4.136,58 pontos.

'Pandemia de coronavírus está longe de acabar', repete diretor da OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou nesta segunda-feira, dia 27, que a pandemia de covid-19 está "longe de acabar" e disse que, para controlar o novo vírus, será necessário o desenvolvimento de uma vacina. Segundo a entidade, atualmente, existem cerca de 100 estudos diferentes para imunização - sete deles já em fase de testes em humanos.

"O desenvolvimento de uma vacina está sendo acelerado por causa dos trabalhos anteriores que OMS e parceiros realizaram ao longo de vários anos para vacinas para outros coronavírus, incluindo Sars e Mers", disse o dirigente durante entrevista coletiva, em Genebra, na Suíça.

Tedros também agradeceu China, Portugal e Vietnã por contribuições ao Plano de Resposta e Preparação Estratégica da entidade. "Estamos gratos também aos mais de 280 mil indivíduos, empresas e fundações que contribuíram para o fundo, que já arrecadou mais de US$ 200 milhões", destacou.

Responsável por coordenar a resposta da Organização à pandemia, Maria Kerkhove ressaltou que ainda não há evidências de que pessoas curadas da covid-19 estejam totalmente imunes a uma nova infecção, mas disse que estudos estão sendo realizado nesse sentido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário