Redução de juros do crédito rural é principal demanda para Plano Safra 20/21, diz CNA

Publicado em 24/04/2020 17:39 e atualizado em 25/04/2020 09:25

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A redução da taxa de juros do crédito rural será o principal foco das propostas encaminhadas pelo setor agrícola ao governo federal para o Plano Safra 2020/21, disse nesta sexta-feira a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em transmissão em uma rede social, o vice-presidente da CNA, deputado José Mário Schreiner (DEM-GO), indicou que as taxas praticadas atualmente "são muito elevadas e fora do contexto de realidade do produtor".

Na mesma ocasião, o superintendente técnico da confederação, Bruno Lucchi, afirmou que um estudo da entidade indicou que nos últimos oito anos a contratação de crédito representava, em média, 82% da taxa Selic, e que no último ano-safra essa proporção passou para 156%.

Isso ocorre em um momento em que a taxa básica de juros do país figura em mínimas históricas, atualmente em 3,75% ao ano.

"Existe uma distorção real entre juros aplicados sobre o setor agropecuário e a taxa Selic", disse Lucchi.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou no início deste mês que o governo considera antecipar o Plano Agrícola e Pecuário da nova safra, "para dar um horizonte" aos produtores diante do cenário econômico sombrio em função da pandemia.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário