Hortifruti: Como conectar produtor e consumidor durante a pandemia?

Publicado em 17/04/2020 11:06

As medidas de restrição de circulação de pessoas durante a pandemia de covid-19 têm dificultado o escoamento da produção de frutas e hortaliças em todos os canais de comercialização (de forma mais ou menos intensa). Tal cenário, por sua vez, exige certa reorganização da cadeia de distribuição, para que produtores se conectem com compradores e consumidores – seja por meio de plataformas digitais ou de entrega direta.

Um dos exemplos é o sistema CNA/Senar "Comércio Eletrônico", lançado na quarta-feira, 15, pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que tem o objetivo de aproximar produtores rurais, redes de supermercados, cooperativas e empresas de logística, para facilitar a comercialização de produtos do campo.

Os interessados podem se cadastrar no portal da CNA, indicando quais produtos têm à disposição, enquanto o comprador poderá informar sua demanda e região de abrangência. Além disso, o sistema também disponibiliza um guia com orientações ao produtor rural que deseja comercializar seu produto pela internet. A inciativa tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vale para todo o País.

REDES DE APOIO – Outras iniciativas, voltadas ao consumidor final, como a "Rede Solidária de Peruíbe – Construindo uma nova realidade", de São Paulo, reúne agricultores, artesãos e outros profissionais liberais da região para oferecer seus produtos e serviços à população local. O contato, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é feito por aplicativos de mensagens e telefone, e a divulgação, por redes sociais. Apesar de existir desde 2015, a rede foi ampliada atualmente, a fim de colaborar com mais produtores que têm sido afetados pela pandemia.

No Rio de Janeiro, a plataforma virtual JAEÉ, apoiada pela Secretaria de Estado de Agricultura, auxilia pequenos produtores rurais de diversas regiões, por meio da venda on-line de cestas de frutas e hortaliças, que são entregues diretamente ao consumidor final. Há, ainda, a possibilidade de adquirir a cesta e destiná-la à doação.

Diversas iniciativas semelhantes têm circulado nas redes sociais, demonstrando a importância da conexão entre produtor e comprador e/ou consumidor, para que todos se auxiliem neste período. 

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Fonte:
Cepea/Hortifruti

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