Melão: Balanço das exportações da safra 2019/20 é positivo

Publicado em 08/04/2020 15:02

Março foi marcado pelo fim da safra de exportações do melão brasileiro, que tem produção concentrada no Rio Grande do Norte/Ceará. Apesar de o crescimento da receita ter sido limitado pelos menores preços da fruta, os resultados foram positivos, em decorrência do aumento de 10% no volume enviado – o qual totalizou aproximadamente 235 mil toneladas entre agosto/19 e março/20, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O principal destino continuou sendo a Europa, que recebeu aproximadamente 227 mil toneladas do melão brasileiro durante a campanha. Holanda, o principal país importador, consumiu cerca de 40% do total exportado pelo Brasil ao continente, seguido por Espanha, com 29% na mesma comparação, e Reino Unido, com 24% – também segundo dados da Secex.

SAFRA 2020/21 – Ainda é cedo para previsões mais concretas, porém, produtores do RN/CE estão cautelosos em relação ao planejamento da nova campanha, cujo plantio deve se iniciar nos próximos meses. Isso porque a pandemia da covid-19 está enfraquecendo a economia mundial, gerando receio quanto ao fechamento de contratos internacionais e aos pagamentos. Assim, acredita-se que atrasos possam ocorrer na safra 2020/21.

De acordo com agentes, apesar de o agravamento de casos do novo coronavírus ao redor do mundo ter se iniciado em um período em que as exportações de melão brasileiro estavam finalizadas – o que minimizou os impactos –, cenário bastante preocupante tem sido observado nos países da América Central, que exportam a fruta entre fevereiro e maio. Já houve, por exemplo, retenção das cargas de Honduras ao acessar a China e até redução da demanda europeia pela metade pelos melões da Costa Rica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário