Produção de tabaco está parada no RS com as industrias fechadas pelo coronavírus
Podcast
Entrevista com Giovane Weber - Produtor Rural de Santa Cruz do Sul/RS sobre o Marcas e Máquinas
DownloadNo Rio Grande do Sul, as exigências de isolamento para conter a disseminação da epidemia decoronavírus já começam a trazer impactos na economia dos municípios do interior do estado. Na região de Santa Cruz do Sul, onde se cultiva 50 por cento do tabaco produzido no Brasil, apenas 40% dos fumilcultores conseguiram até o momento entregar parte da sua produção às indústrias fumageiras.
Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, do Programa Marcas e Máquinas, o produtor rural Giovane Weber explica que, por ordem do Governo do Estado, todas as indústrias e comércio estão fechadas, impedidas de receber a produção dos agricultores.
--"Isso pode afetar a próxima safra, porque os agricultores dependem da venda da sua produção para fazer a compra dos insumos para um novo cultivo; e, se demorar para voltar, pode afetar a produtividade e a produção da safra que será colhida em 2021", diz Giovane Weber.
-- "Tenho 43 anos e nunca vi uma situação dessa, conta Giovane. "Todo o comércio de Santa Cruz fechado, as fábricas paradas. Se não voltar logo, as 6 mil familias safristas dessa região serão seriamente impactadas; elas precisam entregar e receber pela produção, que está estocada. Estamos com receio de que a nossa comunidade vá sofrer um sério prejuízo esse ano, que já vinha com a seca que atingiu o estado do Rio Grande do Sul".
Mas Giovane não está de braços cruzados e quando não há tarefas a realizar em seu sítio em Santa Cruz do Sul, utiliza a internet e as redes sociais para ligar sua comunidade com o mundo, pois esse é um momento crítico:
---"Estamos atentos com a saúde, mas os governantes precisam planejar melhor suas ações juntos aos agricultores porque o Agro não pode parar", diz o colono-comunicador de Sta Cruz do Sul. (veja a entrevista acima):
0 comentário
Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq