Setor agropecuário alavanca PIB goiano em 2019
A agropecuária foi responsável por alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de Goiás, fechando o ano de 2019 com crescimento de 4,1% em relação a 2018. É o setor com melhor avaliação no ano passado, já que a indústria cresceu 2,8% e o serviços, 2,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). No total, o PIB goiano cresceu 2,5% no ano de 2019, frente a 2018, bem acima do índice nacional, que foi de 1,1%.
O último trimestre de 2019 foi ainda mais expressivo para a agropecuária, já que houve crescimento de 14,1% em comparação ao mesmo trimestre de 2018. Isso se deve à recuperação da soja e dos cereais, no quarto trimestre de 2019, e à queda que esses produtos tiveram neste período em 2018. Os cereais ganharam 4,3% em área plantada, com aumento de produtividade em 5,9% e de produção de 10,5%.
O milho também se destaca nesse cenário, com aumento da produção em 29,8%, atingindo 11,6 milhões de toneladas, com aumento de área plantada em 7,6% e produtividade 20,6%. Outra cultura que que se desenvolveu no ano de 2019 foi a cana-de-açúcar, que fechou o ano com 75,7 milhões de toneladas de produção, número 2,6% superior a 2018, e com ganho de produtividade de 2,0%.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destaca que a agropecuária é uma vocação econômica do Estado, promovendo renda e desenvolvimento para toda a sociedade. “O Estado de Goiás é agro, com grandes produções dos diversos tipos de cultura. Além do clima e do solo favoráveis, temos ao nosso lado um governador que valoriza o setor e produtores comprometidos com resultados. Ronaldo Caiado recriou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por entender que este setor não pode ser deixado de lado, porque é protagonista da economia do Estado”.
0 comentário
CropLife Brasil participa de audiência pública do STF sobre oneração fiscal de defensivos agrícolas
Reuters: Safra de trigo da Ucrânia deve crescer em 2025 com maior área semeada, diz ministro
Economista destaca necessidade de corte de gastos do Governo, tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo
Mapa promove palestras sobre bioinsumos e pecuária sustentável na COP 29
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Etanol de Milho, Trump, COP, Biológicos, Melhoramento Genético e Sementes de Pastagens
Agro e Prosa Episódio 889 - Formação Superior da área do agro na Fundação Nishimura