Abrafrutas e Comitê de Minor Crops BR definem estratégias para trabalharem demandas das culturas com suporte fitossanitário insu
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivado (Abrafrutas) esteve na última sexta-feira (6) reunida juntamente com o Comitê de Minor Crops BR. A reunião que ocorreu no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) teve como objetivo apresentar o resultado final das demandas de registro de agroquímicos para os setores de frutas e hortaliças e traçar estratégia e metodologia para continuidade dos trabalhos do comitê.
De acordo com o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, ficou decidido que serão realizadas mais duas reuniões para definir a metodologia de analise dos dados levantados pelo comitê e para aplicação da metodologia definida em um dos grupos de cultura estabelecidos na INC 01/2014.
O grupo 03 do anexo da INC 01/2014 foi selecionado como piloto para aplicação da metodologia de analise dos dados e, este, corresponde ao grupo de raízes, tubérculos e bulbos.
Um dos grandes desafios do setor de hortifrúti é a falta de registro de agroquímicos para diversas culturas, o que obriga o produtor a trabalhar na ilegalidade involuntária, e umas das ações da Abrafrutas é conseguir junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o aumento dessa grade que são necessárias para frutas e hortaliças.
Participaram da reunião: Abrafrutas, Ibrahort, CNA, MAPA, Anvisa, Unifito, EMBRAPA, Aenda, ANAPA e Crop Life.
0 comentário
Lei que protege o pequi é sancionada pelo Governo Federal
Uva/Cepea: 2024 se encerra com movimentação abaixo do esperado no Vale
Melão/Cepea: Ano começa com excesso de amarelo e queda de preço
Melancia/Cepea: Cotações vêm sendo pressionadas desde a última semana de dezembro
Manga/Cepea: Restrição na oferta favorece cotações da manga
Mamão/Cepea: Com lentidão no comércio, preços se estabilizam no ES e recuam em MG