FMI deve reduzir projeção para crescimento global por coronavírus, diz porta-voz

Publicado em 27/02/2020 15:01

LOGO REUTERS

O coronavírus claramente terá um impacto no crescimento econômico global e o Fundo Monetário Internacional provavelmente reduzirá sua previsão de crescimento como resultado, disse nesta quinta-feira um porta-voz do FMI.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, sinalizou o rebaixamento esperado no sábado, durante uma reunião de autoridades financeiras das 20 maiores economias do mundo, em Riad. Em comunicado, ela disse que o surto de vírus provavelmente reduzirá o crescimento econômico da China este ano para 5,6%, 0,4 ponto percentual a menos em relação às perspectivas de janeiro, e reduzirá 0,1 ponto percentual do crescimento global.

"É provável que rebaixaremos nossas projeções de crescimento para o mundo", disse o porta-voz do FMI Gerry Rice em um briefing regular. Ele acrescentou que não tinha novos números além dos da declaração de Georgieva, mas disse que mais detalhes surgirão à medida que o FMI se prepara para lançar um novo Panorama Econômico Mundial em abril.

Os mercados financeiros dos EUA foram afetados nesta quinta-feira pela rápida disseminação do coronavírus fora da China, intensificando os temores sobre o impacto no crescimento econômico e nos balanços das empresas.

"Claramente, o vírus terá um impacto no crescimento. Depende muito da velocidade da recuperação na China e em outros países, dos efeitos de transbordamento, dos efeitos nas cadeias de suprimentos e da extensão em que outros países podem ser significativamente afetados", disse Rice.

Ele disse que espera uma decisão em breve sobre o impacto do coronavírus para as reuniões do FMI e do Banco Mundial em abril, observando que uma série de opções está sendo considerada. A Reuters informou na quarta-feira que autoridades estão considerando reduzir as reuniões ou realizá-las por teleconferência.

Rice disse que o FMI está em contato constante com autoridades da Organização Mundial da Saúde, Banco Mundial, bancos regionais de desenvolvimento e outros sobre o impacto do vírus.

O FMI disse que uma ação coordenada ou sincronizada da comunidade internacional será útil se o impacto piorar, mas Rice disse que esse ponto ainda não foi alcançado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário