Consumo médio de ovos cresce 50% em relação aos anos 2000
Segundo levantamentos da ABPA – Associação Brasileira de Proteína, o consumo per capita de ovos pode atingir cerca de 240 unidades em 2020, aumentando pouco mais de 4% em relação ao ano passado.
Tendo como parâmetro inicial esse volume estimado para os anos 2020, o gráfico abaixo aponta o volume médio de ovos consumido em períodos de 10 anos a partir dos anos 70.
Os parâmetros levantados mostram o grande crescimento realizado nos anos 2000, apontando crescimento de quase 37% em relação aos anos 90. Esse índice só não foi maior porque o trabalho de divulgação e conscientização dos benefícios do ovo na alimentação da população capitaneado pela Associação Brasileira de Proteína Animal e Instituto Ovos Brasil teve início a partir de meados dos anos 2000. Com isso, resultados maiores foram alcançados nos anos 10 do presente século, quando se atingiu consumo médio de 184 ovos, equivalentes a aumento de quase 50% em relação aos anos 2000.
Por ora, os anos 20 estão apenas no seu início e a projeção inicial da ABPA para o corrente ano tem enormes possibilidades de ser superada. Além disso, a tendência é de que nos próximos anos o consumo per capita de ovos continue aumentando. Assim, o índice de crescimento previsto de 30% na comparação com os anos 10 com certeza será superado.
0 comentário
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
Com menor oferta de animais, preços da suinocultura independente registram ganhos em São Paulo e Santa Catarina
Ovos: Com valorização mais intensa que o milho, a relação de troca melhora para o avicultor de postura
Frango/Cepea: Poder de compra frente ao milho é o menor desde abr/23
Suínos/Cepea: Vivo renova máxima nominal