Dólar sobe após BC reiterar tranquilidade com moeda, mas sem descartar agir se necessário

Publicado em 19/02/2020 09:13

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava nesta quarta-feira, chegando a superar 4,37 reais na máxima até o momento, após o Banco Central dizer que está tranquilo sobre o câmbio, apesar do clima mais ameno no exterior e à espera da ata da última reunião do banco central norte-americano.

Às 10:19, o dólar avançava 0,31%, a 4,3713 reais na venda, tendo atingido 4,3745 reais na máxima desta manhã.

Na véspera, o dólar à vista fechou em alta de 0,66%, a 4,358 reais, novo recorde nominal para um encerramento de sessão.

O contrato mais negociado de dólar futuro subia 0,26%, a 4,369 reais.

Na véspera, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, frisou que o câmbio no país é flutuante e que a entidade monetária está tranquila sobre o tema, mas que pode fazer intervenções em caso de problemas de liquidez ou se for identificado movimento "exagerado" no mercado cambial.

A declaração de Campos Neto foi feita na semana seguinte àquela em que o BC precisou intervir depois de um ano e meio via contratos de swaps cambiais para frear a desvalorização da taxa de câmbio.

"Ele falou que não se preocupa com o nível, que o BC só tem que atuar para conter movimentos de flutuações exagerados sem muito fundamento. O nível em si, isso é determinado por condições de mercado", destacou o economista-chefe do Haitong, Flávio Serrano.

Serrano destacou que o cenário atual é de taxa de juros muito baixa, sem expectativa de crescimento econômico mais forte, o que impacta no mercado cambial.

"Hoje, para o real se fortalecer, como não tem os juros, precisa de crescimento. E isso o mercado começou a mudar a percepção revisando para baixo as estimativas", disse.

No exterior, o sentimento era um pouco mais tranquilo depois que a China divulgou o menor aumento diário no número de novos casos de coronavírus desde 29 de janeiro.

Os investidores também ficarão de olho na ata do último encontro do banco central norte-americano. O Fed tem sinalizado que está de olho no impacto do coronavírus mas não tem intenção de cortar os juros em breve. Muitos analistas avaliam que ele precisará mudar de ideia.

O índice do dólar contra uma cesta de moedas estava praticamente estável, a 99,456.

O Banco Central ofertará nesta quarta-feira até 13 mil contratos de swap tradicional com vencimento em agosto, outubro e dezembro de 2020, para rolagem de contratos já existentes.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário