Carne de frango: auspiciosos, primeiros embarques do mês tendem a sofrer diluição
À primeira vista, os números relativos às exportações iniciais de fevereiro (1ª semana do mês, 2 a 8) são extremamente auspiciosos. Porque a média de carne de frango in natura embarcada no período atingiu cifra pouquíssimas vezes observadas no setor. Mais exatamente, 22.481 toneladas diárias, 64% e 55% a mais que as médias diárias do mês anterior e do mesmo mês do ano passado, respectivamente.
Tal desempenho faz com que o segundo mês de 2020 seja aberto (cinco dias úteis) com embarques totais de 112.403 toneladas, volume que projeta para a totalidade do mês (18 dias úteis, já que a SECEX/ME considera a segunda e a terça-feira de Carnaval dias não úteis) exportações superiores a 400 mil toneladas. Um resultado que – a bem da verdade – foi registrado no setor em apenas duas ocasiões anteriores, mas nunca em fevereiro, mês em que, raramente, o volume embarcado se aproxima das 300 mil toneladas.
Mas qual é, então, a realidade? A realidade é que, novamente, os primeiros dados do mês trazem consigo resultados não contabilizados do mês anterior. Conclui-se, daí, que os números de janeiro passado foram superiores aos até aqui apontados e, por decorrência, os resultados de fevereiro vêm sendo menores que os ora divulgados.
O que também se espera não corresponda à realidade é a informação relativa ao preço médio alcançado pela carne de frango in natura nos primeiros dias de fevereiro: US$1.541,49 por tonelada, 4,7% e 3,5% a menos que o registrado respectivamente em janeiro passado e em fevereiro de 2019. Também, o menor valor dos últimos 17 meses.
0 comentário
Safras: Produção de carne suína no Brasil deve aumentar 2,2% em 2024
Suinocultura e avicultura de corte e postura têm bom desempenho em 2024, e ABPA projeta bons resultados para 2025
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos