Frente fria avança e leva condição de chuvas para o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais
A frente fria que estava atuando na região sul do país começar avançar para outras regiões e além de Santa Catarina e Paraná, as previsões também indicam chuvas para São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a frente fria avança de maneira rápida e os volumes tendem a ser expressivos nessas regiões. Já no Rio Grande do Sul, os modelos apontam nesta sexta-feira (31) que ainda há condição de chuva apenas para o leste do estado, com precipitações entre 20 e 30 milímetros.
Já em Santa Catarina e Paraná, são previstas chuvas ao longo desta sexta-feira com os maiores acumulados sendo esperado para o leste dos dois estados.
Nas próximas 24 horas as chuvas já passam a ser mais volumosas no Mato Grosso do Sul, sobretudo no sul do estado onde os acumulados tendem a ser mais altos - entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuvas para as demais regiões do estado, porém em volumes mais baixos.
Ainda no Centro-Oeste, são previstas chuvas para todo o Mato Grosso e Goiás. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas na região, que podem acontecer devido as altas temperaturas, condições características da estação.
Já na região Sudeste, são previstas chuvas para todo o estado de São Paulo. "O último dia de janeiro e o primeiro fim de semana de fevereiro de 2020 vão ser marcados por calor e pancadas de chuva no estado de São Paulo", destaca Climatempo.
Ainda no sudeste, são esperados mais chuvas volumosas para Minas Gerais a partir de domingo (2). Segundo a meteorologista, desta vez os volumes mais expressivos devem acontecer no sul do estado, atingido inclusive as regiões produtoras de café. Os modelos indicam ainda chuvas volumosas para o Rio de Janeiro.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Previsão estendida
No período de 31 de janeiro até 8 de fevereiro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), continua prevendo chuvas de maiores volumes para a região de Minas Gerais.
De acordo com o NOAA, neste período, Minas Gerais pode ter acumulados entre 100 e 125 milímetros em todo o estado. Neste momento, os modelos indicam que os volumes tendem a ficar mais baixos no estado mineiro apenas a a partir do dia 8 - quando são previstas precipitações de até 90 mm para a maior parte do estado.
Para os próximos dias os mapas indicam também o retorno das vhuvas para a região do Matopiba. Segundo os modelos, até dia 8 de feveiro os quatro estados que compõem a região devem ter acumulados de até 125 milímetros.
Já para a região sul do país não há previsão de chuvas expressivas nos próximos dias. De acordo com o NOAA, os volumes tendem a ficar entre 25 e 30 milímetros.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
Zé Neto em Campo Grande (MS)
Foto em Corbélia (PR). Envio de Jayme
Foto em Capão do Cipo (RS). Envio de Leonaldo Hack
Lorenzo e João Vitor em Planalto (PR). Envio de Juliano
Soja em Dourados (MS). Envio de família Araújo
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
La Niña se confirma e chuva persiste no centro e norte do país nos próximas dias
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) para todo o Brasil
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias