RS já colheu 13% do milho e perdas aparecem em partes do estado, segundo a Emater
A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, 13% do total da área cultivada com milho já foi colhida no estado.
Do restante, 20% ainda estão nos estágios de germinação e descanso vegetativo, 13% estão em floração, 28% já avançaram para enchimento de grãos e 26% estão maduros por colher.
No último relatório divulgado, 5% já haviam sido colhidos, no mesmo período do ano passado, o índice já retirado dos campos era de 11% do total estimado.
O relatório aponta ainda que apesar das chuvas ocorridas no estado, os acumulados não reverteram o déficit hídrico na maior parte do Rio Grande do Sul, o que tem prejudicado o desenvolvimento da cultura.
Na regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que corresponde a 10% da área cultivada no estado, o potencial produtivo varia muito. Diversos municípios apontam perdas superiores a 50% e em alguns no Corede Celeiro não há perdas.
Já em Santa Rita, maior região produtora de milho do RS com 15,4% da área, há leve redução no rendimento até o momento devido à baixa umidade do solo nos últimos dias e à ocorrência de poucas chuvas.
Por outro lado, regiões como a da Fronteira Noroeste e de Frederico Westphalen não contabilizam perdas significativas até o momento.
0 comentário
Milho: Mercado tem 3ª feira de ajustes e fecha sessão em queda na B3
Milho: Manhã de 3ª feira é de estabilidade para Chicago e leves baixas para o cereal na B3
Radar Investimentos: O mercado brasileiro de milho continua em alta
Dólar em alta, baixa oferta e demanda forte sustentam novas altas para o milho da B3 nesta 2ªfeira
Brasil exportou 23,2% menos milho por dia em novembro/24, do que média diária de novembro/23
Milho segue negativo em Chicago com grande oferta pesando nesta 2ªfeira