Alemanha preocupada com casos de peste suína na vizinha Polônia

Publicado em 10/01/2020 11:49

LOGO REUTERS

 O governo da Alemanha disse na sexta-feira (10) que está preocupado com a disseminação da peste suína africana (PSA) em porcos selvagens na Polônia, perto da fronteira com a Alemanha.

A Polônia registrou 55 surtos de PSA em javalis em dezembro, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na quinta-feira (9). A doença foi encontrada a apenas 30 quilômetros (20 milhas) da Alemanha, um dos maiores exportadores de carne suína da Europa.

A PSA é inofensiva para os seres humanos, mas muitas vezes mortal em porcos. Originou-se na África antes de se espalhar para a Europa e Ásia e já matou centenas de milhões de porcos, enquanto reformulava os mercados globais de carnes e alimentos para animais.

Países asiáticos, incluindo a China, impõem regularmente proibições de importação de carne de porco de regiões onde a PSA foi descoberta, causando uma enorme perda de negócios para os exportadores de carne. Javalis estão espalhando a doença e sua carne é popular na Europa.

"Estamos observando a mais recente prova de peste suína africana relativamente perto da fronteira alemã com grande preocupação", disse o ministro júnior da agricultura da Alemanha, Uwe Feiler, em comunicado. “Até agora, os esforços federais e estaduais impediram a doença de entrar na Alemanha. Mas não podemos relaxar.

Não houve comentários imediatos da Polônia.

Feiler disse que os esforços devem ser intensificados para evitar que a doença se espalhe para a Alemanha e apoiará a Polônia em seus esforços para impedir que a doença se espalhe.

Temia-se na Alemanha que suas principais exportações de carne suína para a China e outras regiões asiáticas pudessem ser ameaçadas se oa PSA chegasse ao país.

Os governos regionais alemães começaram a construir cercas ao longo da fronteira polonesa, na tentativa de impedir que javalis infectados vagassem pela Alemanha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário