Café: Mercado em NY deve continuar oscilando até estimativa de safra ser divulgada
Podcast
Entrevista com Fernando Maximiliano - Analista de Café – INTL FCStone sobre o Mercado do Café
DownloadDesde o final de 2019 o produtor de café vem enfretando uma volatividade expressiva no mercado futuro na Bolsa de Nova York (ICE Future US) e o cenário atual indica que os valores tendem a continuar oscilando de maneira expressiva, porém com a expectativa de que o início de 2020 seja mais positivo para o produtor, em comparação com o mesmo período no ano passado.
"Se a gente lembrar de 2019, nós enfretamos preços muitos difíceis e no final do ano tivemos uma reviravolta e agora a gente está vendo uma recessão. Foram cinco sessões seguidas com quedas, mas o café, em termos de fundamentos, não tivemos tantas mudanças. O mercado agora tem a expectativa que o balanço entre oferta e demanda será um pouco mais apertado do que se esperava", destaca o analista de mercado Fernando Maximiliano, INTL FCSTone.
Segundo o analista, existe atualmente um forte movimento especulativo que envolvem os preços do café em Nova York, e entre eles estão o acordo comercial que pode ser assinado no próximo dia 15, entre Estados Unidos e a China, no próximo dia 15, além dos conflitos entre Estados Unidos e Irã, que ainda geram dúvidas no mercado.
O analista destacou ainda que tanto o mercado externo como interno tiveram dias tranquilos nos últimos dias e que os maiores negócios foram fechados em dezembro, quando foram registradas altas de mais de 800 pontos. Segundo Fernando, todo o setor agora espera pela estimativa de safra para se movimentar e que os números devem ser divulgados nas próximas semanas.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
2 comentários
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Carlos Rodrigues
Parece impossível.... como é que em NY brincam com os produtores....
Ivanir Matos Espera Feliz - MG
Café a menos de 500 reais a saca fica inviável de trabalhar... adubo, mão de obra, energia elétrica, óleo diesel... tudo fica caro, tudo fica difícil.