Veterinários investigam caso suspeito de gripe aviária na Irlanda do Norte

Publicado em 07/01/2020 10:50

As autoridades sanitárias estão investigando um caso suspeito de influenza aviária em uma fazenda de aves na Irlanda do Norte.

Um veterinário particular ficou preocupado com o aumento da mortalidade de aves em um plantel de frangos no Condado de Fermanagh.

Estão sendo feitos testes para verificar se é a influenza aviária ou se os frangos de corte morreram por outro vírus como doença de Newcastle.

Amostras foram coletadas da exploração avícola para o Instituto de Alimentos e Biociências de Belfast para testes.

Um porta-voz do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Rurais (Daera) da Irlanda do Norte disse que no momento, oficiais estão investigando. “A Daera iniciou imediatamente uma investigação veterinária com um oficial veterinário de divisão visitando a exploração na noite de 2 de janeiro de 2020.”

Restrições foram postas em prática na fazenda como medida de precaução. E avicultores e criadores de aves foram aconselhados a aumentar a biossegurança.

"Todos os criadores de pássaros são incentivados a permanecer vigilantes e, se suspeitarem de algum sinal da doença em seus rebanhos, devem denunciá-la imediatamente à Daera", aconselhou a autoridade.

Surto em Suffolk

No mês passado, 27.000 aves foram abatidas em uma fazenda em Athlington, perto de Eye, Suffolk, depois que a cepa H5N3 de baixa patogenicidade da influenza aviária foi detectada.

Agricultores e avicultores na Irlanda do Norte podem se inscrever em um sistema de alerta de texto operado pela Daera para transmitir informações sobre doenças, enviando a palavra "BIRDS" para 67300.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário