Morte de milhares de poedeiras e frangos de corte preocupa República Dominicana

Publicado em 07/01/2020 10:48

Os produtores de aves de médio e pequeno porte de Las Lagunas, Moca, na República Dominicana denunciaram que milhares de galinhas poedeiras e frangos de corte foram mortos, afetados pela influenza aviária, por isso exigem uma intervenção rápida do governo para evitar que a situação piore.

Sener García, Antonio Ureña (Ton) e Luis Manuel García declararam ao portal local Diario Libre que nas últimas semanas morreram mais de 20 mil poedeiras e frangos de cortes em suas fazendas, localizadas em Jávaba al Medio, El Cacique e Las Lagunas.

"Temos relatos de que essa doença também está acabando com poedeiras e frangos de cortes em Juan López, La Lomita e outras comunidades da província de Espaillat", disse Garcia.

Garcia disse que sete mil galinhas e outro número semelhante de galinhas foram mortas em várias fazendas por causa da gripe ou gripe aviária, até agora nenhuma autoridade pecuária ou o Ministério da Agricultura se interessou pelo problema.

O produtor avícola declarou que suas perdas econômicas são de cerca de 10 milhões de pesos, já que a morte das aves vem ocorrendo gradualmente, mas nas últimas semanas aumentou consideravelmente.

"Aproveitamos a presença de jornalistas nesta área para pedir ao presidente Danilo Medina que envie uma comissão para investigar isso e nos ajudar, porque não temos capacidade financeira para cumprir os compromissos pelas perdas que tivemos", disseram os produtores.

Eles indicaram que as vacinas que estão usando para controlar a doença aparentemente não estão afetando as aves, pois continuam morrendo.

Diante do problema, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Frango do Norte (ASOPOLLON), José López, anunciou uma reunião com o Ministro da Agricultura, Osmar Benitez, nesta quarta-feira, em Santo Domingo.

Ele disse que nesta reunião participarão produtores afetados pela doença das aves, além de funcionários do Banco de Pecuária e Agricultura. López considera que a situação ainda é gerenciável, pois existe um estoque de sete milhões de galinhas poedeiras no país.

Ele reconheceu que mais de 70% da produção nacional de aves e suínos está concentrada nos municípios de La Vega, Moca e Licey al Medio.

"Nos anos anteriores, tivemos febre, mas foi em galinhas japonesas, aparentemente o caso é diferente agora", disse López. Além disso, ele disse que os laboratórios do governo e do setor privado terão que determinar a real causa da morte de aves em Moca.

Segundo relatos de técnicos especializados, febre ou gripe aviária não prejudica os seres humanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário