Preço do ovo comercializado no Brasil é bem inferior ao do EUA
Segundo informações colhidas no mercado americano, o preço da dúzia de ovos sobe à medida que a temporada de festas se aproxima.
Em Nova York o preço médio da dúzia de ovos no atacado atingiu 78,82 centavos de dólar em outubro. Enquanto na primeira metade do mês, o valor permaneceu estável em 74 centavos, na segunda metade alcançou 104 centavos. E continuou subindo no decorrer de novembro. Espera-se que continue aumentando à medida que a estação das férias se aproxima.
Com base nesses movimentos de alta, a previsão é de que o preço médio alcance 110 centavos de dólar por dúzia no quarto trimestre desse ano. Se for realmente atingido, significará mais de um terço de aumento sobre o trimestre anterior. De toda forma, ainda será 12,4% inferior ao do mesmo período do ano passado.
Tomando como base o preço médio da caixa de ovos brancos no atacado de São Paulo e o preço do dólar comercial, tem se a equivalência em dólar do produto no Brasil. Por ora, o preço médio alcançado no quarto trimestre alcança quase 60 centavos de dólar e representa aumento de apenas 1,4% sobre o trimestre anterior. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, aponta aumento na casa dos 26%.
Embora os altos e baixos no valor recebido pela dúzia de ovos no mercado americano tenha suas explicações, seja pelo clima, período de festas, férias ou sanidade, a diferença é bem gritante em relação ao recebido no mercado brasileiro.
Nesse sentido, a população brasileira tem sido beneficiada com um produto bem mais barato que o destinado aos consumidores americanos.
0 comentário
Rio Grande do Sul: quais setores estão se recuperando melhor e quais têm contratações mais aquecidas?
Exportações de carne de frango crescem em volume e receita em outubro
Suínos/Cepea: Preços atingem máximas nominais
Cotação da carcaça suína especial apresentou ganho de 0,69% em São Paulo
Frango: Cotação no atacado paulista tem alta de 0,55% nesta quarta-feira (06)
Volume exportado de carne suína cresce 41,04%, enquanto faturamento avança 56% em outubro/24