Número de javalis infectados em Lubusz sobe para 20

Publicado em 26/11/2019 09:47
O número de javalis afetados pela peste suína africana no oeste da Polônia aumentou de 2 para 20. O fato foi relatado oficialmente pela Inspetoria Veterinária Chefe da Polônia

Segundo informações do Pig Progress, os 18 novos casos foram encontrados durante buscas nos condados de Wschowa e Nowa Sól, na província de Lubusz, pois a notificação de um primeiro caso positivo de febre suína africana em javalis causou um alarme no final da semana passada. No início desta semana, o segundo caso foi confirmado positivo. Todas as amostras foram testadas pelo Instituto Nacional de Veterinária - Instituto Nacional de Pesquisa em Pulawy, Polônia.
 
20 carcaças em 9 locais
 
Em um comunicado à imprensa, as autoridades veterinárias declararam que, no total, 20 carcaças foram encontradas em 9 locais diferentes nesses municípios, ambos no leste da província de Lubusz. Uma primeira cerca em torno dos dois casos iniciais será complementada pela construção planejada de uma segunda cerca externa, explicaram as autoridades. Além disso, o exército polonês ajudará na pesquisa mais aprofundada da área.
 
Para os habitantes locais, uma ciclovia foi fechada e também foi estritamente proibido entrar na floresta, escreveu o jornal local Gazeta Lubuska.
 
Vírus agora a 80 km da Alemanha
 
Até recentemente, a febre suína africana (PSA) só ocorria no leste da Polônia. No final da semana passada, no entanto, surgiram as notícias de que o vírus havia pulado para a província de Lubusz, no oeste do país. Os surtos fazem com que a doença esteja agora a cerca de 80 km da fronteira com a Alemanha, um dos países suínos mais importantes da Europa.
 
O primeiro caso foi um achado de "sorte", pois era um teste de rotina de uma javali fêmea que havia sido morta em um acidente de viação. Em um comunicado à imprensa, a Associação Nacional Polonesa de Produtores de Porcos disse: "Se não fosse o acidente de viação, teríamos descoberto muito mais tarde que o PSA apareceu na província de Lubusz".
 
Portanto, a associação está ciente de que uma situação semelhante poderia ter ocorrido em diferentes províncias e escreveu: “Em nossa opinião, não devemos hesitar e procurar aleatoriamente as áreas de alta densidade de javalis nas províncias da Pomerânia, Pomerânia Ocidental, Grande Polônia e Baixa Silésia. Todos os javalis encontrados devem ser testados quanto à ASF. ”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Pig Progress e ACCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário