Resumo da semana: Novos patamares de preços para o mercado do boi, aumento do Fundersul e reunião do BRICS
As reformas em curso tornarão o ambiente de negócios no Brasil mais atrativo, disse ontem (13) o presidente Jair Bolsonaro. Ele discursou na cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acompanhado dos demais chefes de Estado e de Governo do grupo.
>> Reformas vão tornar Brasil mais atrativo a negócios, diz Bolsonaro aos dirigentes do Brics
Maior parceira comercial do Brasil, a China anunciará um investimento bilionário no Porto de São Luís através da China Communications Construction Company (CCCC), afirmaram duas fontes com conhecimento direto do assunto, em condição de anonimato.
O reforço do Novo Banco de Desenvolvimento (também conhecido como Banco do Brics), o fechamento de acordos e a discussão de recomendações do setor privado serão destaques no último dia da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. No fim do encontro, os chefes de Estado e de Governo do grupo apresentarão uma declaração conjunta.
>> Ampliação de banco será destaque no segundo dia de encontro do Brics
A pecuária nacional tem passado por um momento distinto. De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os preços da arroba negociada no mercado paulista e os da carne no atacado da Grande São Paulo alcançaram patamares recordes reais.
>> Boi: Arroba e carne no atacado atingem patamares recordes reais
A estimativa da safra 2019/2020 de grãos aponta para um novo recorde, com 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% ou 4,3 milhões de toneladas em comparação à safra 2018/19. Os números são do 2º levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo foi realizada no período de 28/10 a 1º/11, com mais de 900 informantes em todo o país.
>> Conab: Produção de 246 milhões de toneladas garante o recorde da safra de grãos
O total de capacidade útil disponível no Brasil para armazenamento no primeiro semestre de 2019 foi de 175,5 milhões de toneladas, 3,5% superior ao semestre anterior. O Mato Grosso mantém a liderança em capacidade de armazenagem, com 43,9 milhões de toneladas. Já o estoque de produtos agrícolas totalizou 63,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,4% frente aos 58,3 milhões de toneladas estocadas em 30 de junho de 2018. O maior volume estocado era de soja (34,8 milhões de toneladas), seguido pelo de milho (18,5 milhões), arroz (4,8 milhões), trigo (1,9 milhão) e café (1,1 milhão).
>> Capacidade de armazenagem agrícola sobe 3,5%, ficando em 175,5 milhões toneladas no 1º semestre
Produtores da região do Matopiba continuarão enfrentando irregularidades de chuvas até, pelo menos, a primeira semana de dezembro. Tiago Robles, meteorologista da Oráculo, explicou que a atuação do Dipolo Índico, uma oscilação irregular nas temperaturas da superfície do mar que nasce na Austrália, tem influenciado diretamente nas condições de chuva do Brasil, sobretudo no Matopiba e na região central do país. "O fenômeno provoca irregularidade das chuvas no Centro-Norte do país, afetando a propagação da Oscilação de Madden-Julian", afirmou.
>> Região do Matopiba continuará enfrentando irregularidades de chuvas até início de dezembro
O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira uma série de medidas para estimular a geração de empregos no país, prevendo que elas beneficiarão 4 milhões de pessoas até dezembro de 2022.
>> Governo prevê 4,5 milhões de empregos em 3 anos; Bolsonaro entrega 4,1 mil casas na Paraíba
Veja as entrevistas exclusivas que foram destaque no site nesta semana:
Negócios em São Paulo para o boi China chegam aos R$ 200,00/@, à vista e livre de impostos
Aumento do Fundersul é aprovado pela Assembleia de MS e revolta setor produtivo
Confira o lançamento do Realidades da Safra, no AgroBit Brasil
Embrapa vai à Europa e ao Oriente Médio em busca de novos mercados e de reverter imagem negativa do agro brasileiro
Brasil fortalece imagem do agro com acordos comerciais, busca de investimentos e sustentabilidade
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC