Irã planeja importação de 3 mi t de trigo, diz autoridade
MOSCOU (Reuters) - O Irã planeja importar 3 milhões de toneladas de trigo neste ano-calendário persa, de acordo com uma apresentação realizada nesta quarta-feira pelo secretário-geral da Federação das Associações da Indústria Alimentícia do país, Kaveh Zargaran.
A República Islâmica foi uma grande importadora de trigo e um dos maiores mercados para o cereal russo até 2016, quando reduziu as aquisições rumo à autossuficiência.
As importações de trigo estão sendo planejadas para atender às necessidades domésticas do Irã, acrescentou Zargaran na apresentação, ocorrida em uma conferência de grãos em Baku, no Azerbaijão.
Não ficou imediatamente claro se o Irã pretende estabelecer licitações estatais para essas aquisições. O ano persa começa em março e termina em fevereiro, em termos do calendário gregoriano.
O Irã possui um acordo em separado com Rússia e Cazaquistão para a oferta de trigo através do Mar Cáspio para moinhos privados do país, que não possuem permissão para utilizar trigo doméstico em farinhas para exportação.
(Reportagem de Polina Devitt)
0 comentário
Trigo cai em Chicago com realização de lucros e a força do dólar
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025