Consumidores alemães estão mais inclinados a gastar após corte de juros pelo BCE, diz GfK

Publicado em 26/09/2019 08:40

LOGO REUTERS

A confiança do consumidor alemão melhorou levemente a caminho de outubro, amparada pelo pacote de estímulo do Banco Central Europeu (BCE), informou o grupo de pesquisa de mercado GfK nesta quinta-feira, sugerindo que um corte recente nas taxas de juros pelo BCE, voltado para a recuperação da economia, pode estar funcionando.

O indicador de sentimento do consumidor --calculado pelo GfK com base em uma pesquisa com 2 mil alemães-- subiu para 9,9 pontos, ante 9,7 no mês anterior. A leitura superou o consenso de uma pesquisa da Reuters com analistas que previa que o indicador permanecesse inalterado em 9,7.

Os gastos das famílias se tornaram um importante pilar na Alemanha, à medida que as exportações diminuem. A demanda doméstica é impulsionada pelo emprego recorde, aumentos salariais acima da inflação e baixos custos de empréstimos.

No início deste mês, o BCE cortou as taxas de juros para território ainda mais negativo e prometeu, sem data de término, comprar títulos para reduzir ainda mais os custos dos empréstimos, na esperança de estimular a atividade quase uma década após a crise da dívida do bloco.

"A decisão do BCE, por um lado, resultou em um aumento na propensão a comprar e, por outro, levou a propensão a economizar para o nível mais baixo desde abril de 2016", disse Rolf Buerkl, pesquisador do GfK, baseado em Nuremberg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário