Mercado do feijão segue firme e com possibilidade de novas correções positivas com produtor regulando entrada da oferta
Podcast
Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE sobre o Mercado do Feijão
DownloadNo mercado do feijão, o cenário é de referências firmes com a possibilidade de aumento nos preços com o produtor rural regulando a entrada da oferta. No entanto, os agricultores já estão se planejando para a próxima safra que deve ter mais variedades diversificadas e negociações em contratos antecipados.
Segundo o Presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, a colheita do feijão está concentrada neste mês e houve uma antecipação dos trabalhos de campo. “Os produtores entendendo o mercado buscaram antecipar parte da produção e a pressão nos preços não ficou tão grande no mês de agosto”, comenta.
Outro fato importante é que os produtores rurais estão se informando sobre as negociações através dos aplicativos de conversas. “Isso dá uma maior tranqüilidade ao produtor que não tem o preço no nível que gostaria, mas ao saber que em outras localidades que os valores aumentaram consegue negociar melhor a saca”, afirma.
Com relação à rastreabilidade, a liderança alerta que é uma exigência para vegetais e frutas a partir de agosto. “Os supermercados pressionam cada vez mais os empacotadores para ter uma rastreabilidade no mercado interno como no externo”, ressalta.
0 comentário
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso