O que há por trás da questão indígena: criar 600 reservas? Travar metade do território nacional? Ou manter dinheiro nas ONG's?

Publicado em 21/06/2019 15:36
Rodinei Candeia - Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
Entrevista com Rodinei Candeia, Procurador do Estado do RS, e participante da equipe de transição do Governo Bolsonaro / questão fundiária.

Podcast

Entrevista com Rodinei Candeia - Procurador do Estado do Rio Grande do Sul sobre o Questões Indígenas

Download

 

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou com Rodinei Candeia, procurador do Estado do Rio Grande do Sul, a respeito da questão indígena, após o presidente Jair Bolsonaro decidir que as novas demarcações não sejam feitas pela Funai e, sim, pela Secretaria de Assuntos Fundiários, que é operacionada pelo Incra.

Candeia participou da equipe de transição do governo Bolsonaro, colaborando em questões referentes a órgãos ligados ao setor, inclusive o próprio Incra.

João Batista Olivi, que comanda a entrevista, ressalta que existem 600 novos pedidos de áreas indígenas no âmbito da Funai, que tomariam de 20 a 30 milhões de hectares no país.

Acompanhe a entrevista completa no vídeo acima

Leia mais: Nova medida provisória põe demarcação de terra indígena na Agricultura

Quatro partidos vão ao STF contra manutenção de demarcação indígena na Agricultura (em O Antagonista)

A manutenção da demarcação de terras na Agricultura, reeditada em nova medida provisória de Jair Bolsonaro, mobilizou Rede, PT, PDT e PPS.

Os quatro partidos recorreram ao STF, alegando que o Congresso determinou a volta da atribuição para o Ministério da Justiça na votação da reforma administrativa.

Por isso, alegam que o presidente não poderia vetar o trecho e editar nova MP com o mesmo objetivo.

Ruralistas trabalham para aprovar medida que deixa demarcação indígena com a Agricultura (Folha/coluna Painel)

A fórceps -- A despeito dos questionamentos sobre a legalidade da nova medida provisória de Bolsonaro que realoca a demarcação de terras indígenas no Ministério da Agricultura, os ruralistas trabalham pela aprovação da proposta no Congresso.

Tu o dizes -- Um representante do grupo lembra que a Frente Parlamentar da Agropecuária tem 243 deputados e exalta a frase do presidente: “Quem manda sou eu”.

Cabo de guerra -- A oposição pressiona o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a devolver a polêmica medida provisória, mas há articulação dos dois lados –a ministra Tereza Cristina esteve com ele na quarta (19).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Vamos lá..., o comentarista JCosta nos diz que a soberania nacional deve ser passada para organismos internacionais como a ONU por exemplo. Não, JCosta, a humanidade não é soberana, o Brasil é, e é dos brasileiros, e não é não. Mas quero destacar outra coisa importante que o João Batista Olivi nos mostra com essa reportagem: a bancada ruralista quando quer, aprova o que quiser. Mas então como é que estamos nessa de discutir se a rede pública deve financiar aborto para as "cachorras" que pegam cria nos baile funk? Veja vem caro amigo, não é pouca coisa, eles querem que você pague o aborto para elas, se possível um "aborto" como aprovado nos EUA, até os 9 meses. Como é possível que o senado derrube o decreto que acaba com o desarmamento? Dentro dessa bancada está cheio de melancia, defendem pautas como a expansão da agricultura, mas com o dinheiro dos contribuintes, quem não quer isso tem obrigação de identificar tais malandros e nunca mais votar neles ou em quem indicam. Sobre os partidos, comecem a reparar, cada um segue uma linha, um combate a favor de uma pauta, outro contra, às vezes se unem, às vezes se dividem e vão uns contra os outros, mas sempre mantendo uma linha geral, que é a almeja por militantes como JCosta, o domínio total sobre a economia, sobre a sociedade, sobre a politica, o que trocando em miúdos é a escravização total dos brasileiros, a subordinação absoluta aos interesses de multinacionais muito bem representadas por eles, além das entidades, organismos, ONGs etc..

    2
  • ademar edo schmidt TRES DE MAIO - RS

    Bom, pelo que tenho visto de reserva em outros países, elas sim existem, mas portanto em áreas não produtivas, bem ao contrário da nossa. Minha gente, quem não produz tem direito à terras produtivas?

    0
  • Mônica Corrêa Aquidauana - MS

    Justiça aos produtores invadidos! Há terra para todos, não precisam invadir, depredar, queimar lavoura e maquinário e nem espancar produtor.

    2
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      O objetivo destas ONGs , PT , PSOL e demais partidos ligados a esquerda , é dificultar o Brasil de ser a maior Potência do Mundo na Produção de Alimentos . E principalmente usar estes povos como massa de manobra para pegar dinheiro e sustentar a máquina destes partidos e de seus líderes . E para quem ainda não entendeu , estes movimentos de invasões , estão ocorrendo somente em áreas Nobres , já desenvolvidas , onde já não é mais ambiente para o Indígena que quer voltar ou ter sua cultura preservada .

      A mídia tem mostrado povos ( aldeias) onde estes também já desenvolveram a Agricultura com tecnologia e precisão e estão felizes . Neste caso só cesta faltando políticas públicas para que eles possam continuar.

      O Governo precisa endurecer muito e pesado nas questões de invasões dar um basta .

      Identificar os que estão usando estes povos , identificar os não índios punir duramente , com isso irá acabar está indústria das invasões e desmandos .

      2
  • J. D.Costa Pato Branco - PR

    Respondendo a questão da manchete. Qual das opções preserva a fauna e flora? É essa que interessa a humanidade. A humanidade é soberana. Não vai permitir outro caminho. Travar o avanço agrícola é fundamental. Daqui pra frente NÃO! E "não" é "não"!!

    Encher ONGs de dinheiro é fundamental para que façam a frente sem interferência politica de ruralistas Irresponsáveis, o que não é o caso de todos, claro.

    143
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E' preciso extinguir a FUNAI e libertar os indios... E' preciso civiliza-los, ao invez de mante-los numa especie de zoologico... Os indios precisam se emancipar, como todo e qualquer ser humano.

      4
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Senhor J.D.Costa, Como produtor rural, só tenho a lamentar o seu posicionamento em seu comentário. Com certeza o Senhor não pertence à classe que tira da sagrada terra com muito suor o alimento para por sobre a sua mesa. A nossa classe, de produtores rurais, com certeza lamento muito o seu posicionamento em comentário irresponsável.

      4
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      Não se façam de "santo". Como vegetariano, vivo da pequena agricultura familiar. Nao como soja nem milho e nada que vcs plantam aí pra cima. Monocultura só enriquece quem planta para exportar. Não pagam impostos sobre a renda. Burlam tudo o que podem. Tem juros de pai pra filho e vem arrotar arrogância pra cima de mim. Querem civilizar índios? Quer dizer que querem tira-los daquele mato e colocá-los aonde? Num condomínio "minha oca minha vida" ???

      Hipócritas. Querem as terras. Antigamente compraram um hectare por uma carteira de cigarro... E querem de novo de graça? Vcs não passarão por cima do que resta do meio ambiente.

      47
    • marco antonio miguel Cuiabá - MT

      Sr J.D.Costa, seu conhecimento do setor agropecuário nacional parece bastante impregnado de ideologia, que é um direito que lhe assiste, porém rotular os produtores de hipócritas, arrogantes, me parece um tanto fora do tom...

      As conquistas alcançadas pelos produtores que deixaram suas regiões para arriscarem-se nas fronteiras agrícolas não pode e não deve ser taxada como oportunismo, assim como pregar que os juros são de "pai para filho", penso que isso é verdade apenas para a agricultura familiar, através de programas com juros negativos ou a fundo perdido como o PRONAF, no qual vc talvez se encaixe.

      Entendo que a população indígena tenha direito a terra, porem há limites e bom senso, privar os demais brasileiros de alcançarem qualidade de vida através do crescimento da economia do país tbem não é justo, viaje mais, busque outros modelos de integração dos povos indígenas com a população dos países onde vivem e talvez consiga enxergar que o modelo brasileiro não é o melhor, está contaminado por ideologia de esquerda e tem como único objetivo garantir massa de manobra e dinheiro através de ONG's.

      Vivo no centro oeste há muitos anos e conheço a realidade indígena, onde muitas tribos passam fome, tem índices de mortalidade infantil muito mais altos que nas populações urbanas e isso porque as verbas repassadas a ONG's e FUNAI não chegam onde precisam chegar, são desviadas no meio do caminho.

      Saia da sua zona de conforto, ande pelo Brasil..., viagem (Conhecimento) cura a ignorância.

      3
    • Chico Spina Tasso Fragoso - MA

      J.D.COSTA...Pelo seu comentário chego à conclusão de que você não passa de um imbecil, com o devido respeito aos imbecis. Você deveria estar preso junto com o teu chefe maximo, o LULADRÂO (um peso morto na face da terra).... JDCosta, vá pra Venezuela....

      1
    • Fábio Augusto Gouveia Araguari - MG

      Senhor J.D. Costa, aqui é um site sério..., este seu comentário só serve para comédia mesmo!

      1
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      Os produtores que vem aqui se defender, atacando, são justamente os que não representam a maioria, mas, e uma minoria retrógrada, com espírito de desbravador do seculo XVIII que acham que a terra é infinita, plana e a Selva, a natureza são um entrave para a plantação de soja... Portanto quem é motivo de ridicularização, são vocês. Não aqui nesse ambiente corporativista, mas, em qualquer ambiente neutro. Esse site não está publicando minhas respostas.

      21
  • Samoil Ivanoff Querencia - MT

    Tomara que Deus ilumine cabeça de alguns brasileiros patriotas e que consigam evitar essa tragédia com o nosso Brasil

    2
  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Estah na hora de acabar com esta festa, e reverter metade das reservas criadas. Raposa Terra do Sol,, Suiá Missu e etc....

    5
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      Bandidagem do campo quer acabar com reservas ambientais. Vcs deveriam ser presos.

      88