São Borja/RS registra 90% de área de soja colhida e produtividade está maior do que safra passada
Cerca de 90% da área plantada com soja já foi colhida em São Borja no Rio Grande do Sul e as chuvas que caem na região no momento dificultam a finalização dos trabalhos, que necessitam de mais cinco dias de Sol para serem concluídos.
Apesar dessa dificuldade, os produtores do municípios registraram uma média de produtividade superior à da safra passada. De acordo com Albano Antônio Strieder, engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS, as médias da safra 2018/19 estão na casa das 43 sacas por hectare, contra as 41 registradas no ciclo 2017/18.
Segundo Strieder, ainda restam entre 30 e 40% da produção da oleaginosa para ser negociada, com os produtores aguardando momentos em que os preços estejam mais atrativos para finalizar a comercialização, após cumprirem a maior parte das obrigações financeiras no último dia 30 de abril.
Agora, os produtores dividem a atenção entre a safra de inverno, que deve apresentar aumento na área cultivada de trigo, e o início do planejamento para a safra 2019/20 de soja. O engenheiro agrônomo aponta que é preciso rever as planilhas de custos e repensar investimentos, uma vez que os custos de produção já se apresentam mais altos, por exemplo, os fertilizantes estão entre 20 e 26% mais caros do que em 2018.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas