Leilões de milho da Conab buscam equilibrar os preços do grão no mercado de Mato Grosso
Thomé Guth, analista de mercado da Conab, conversou com o Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (29) a respeito dos leilões de milho. Até o momento, foram feitas oito operações, com 30.500 toneladas de milho negociadas até o momento. A próxima operação ocorre no dia 2 de maio.
Para essas operações, a dinâmica que vem sendo trabalhada é a de buscar o máximo possível de criadores de suínos e bovinos. Apesar de os leilões não indicarem esse público, um número razovável de produtores de médio e pequeno porte, a ponta mais sensível da cadeia, foi beneficiado. Os produtores de bovinos são os maiores adquirentes neste momento.
Para Guth, esse é um público que está precisando mais do produto no momento. Os produtores que possuem gado confinado estão com possibilidade de investir novamente e essa demanda vem aumentanto. Além disso, a questão das traders entrando no mercado de forma agressiva, bem como os produtores de etanol de milho, foram dois fatores que mexeram com a dinâmica.
A Conab, segundo o analista, parte do princípio de que tem que se pensar na rentabilidade do produtor de milho, mas que não pode trabalhar com preços especulativos que prejudiquem o setor produtor de carnes.
Assim, os produtos vem sendo ofertados e a Conab entende que essa é uma oportunidade para atender esses produtores que estão sofrendo com o déficit e os altos preços do produto.
0 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago