Clima não ajuda e safra de laranja do cinturão SP e MG cai 28,3% com relação ao ano passado
O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) divulgou seu balanço sobre a safra de laranja 2018/19 no cinturão de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o levantamento, a colheita que se encerrou no início de abril registrou 285,98 milhões de caixas de 40,8 kg cada. O número é 28,2% menor do que a produção do ciclo anterior (2017/18), que foi de 398,35 milhões de caixas, e 11,6% inferior à média das safras dos últimos dez anos.
De acordo com Vinícius Trombin, coordenador da pesquisa de estimativa da safra do Fundecitrus, apesar dessa queda na comparação com as safras passadas, a diminuição é de apenas 0,8% com relação à projeção inicial do Fundo.
Entre os fatores apontados para essa queda na produção estão as dificuldades climáticas enfrentadas durante o ciclo da laranja e o ataque de pragas, em especial o bicho furão, que foi responsável pela queda de 16 milhões de caixas da fruta ainda nos pé.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Citros/Cepea: Acordo entre Mercosul e UE deve favorecer citricultura nacional
Relatório da Faesp aponta queda na safra de laranja 2024/25
Governo do Paraná prorroga mais uma vez emergência fitossanitária de combate ao greening
Citros/Cepea: Melhora no calibre favorece comércio de laranja de mesa
Com investimento de R$ 90 milhões, setor citrícola paulista ganha Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade
Citros/Cepea: Preços seguem enfraquecidos