Inscrições abertas para novo curso Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar
Goiás é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e seus derivados açúcar e etanol no Brasil. A cultura é extremamente representativa em termos econômicos para o Estado: na safra 2018/19, a produção deve alcançar aproximadamente 71 milhões de toneladas. A cana-de-açúcar ocupa mais de um milhão de hectares de área plantada, é a segunda cultura agrícola mais importante considerando-se o Valor Bruto da Produção (VBP) e emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta.
Como a demanda por profissionais qualificados é alta e os produtores e trabalhadores precisam se manter constantemente atualizados, o EAD Senar Goiás lança o curso Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar.
A formação visa desenvolver alunos quanto às mais modernas práticas de cultivo, com vistas ao aumento de produtividade e rentabilidade na lavoura, aliadas à redução do impacto ambiental. O curso é totalmente online, gratuito, tem carga horária de 20 horas e o aluno terá até um mês para terminar seus estudos. Ao final, receberá um certificado, que poderá ser utilizado como comprovação de atividade complementar, caso o aluno seja universitário.
Atendendo a pedidos
O novo curso é o segundo do Programa Produção Vegetal, lançado no primeiro bimestre de 2018. O primeiro curso, Cultivo e Produção de Grãos é um sucesso e já recebeu 3 mil alunos.
Para José Mário, presidente do Sistema Faeg Senar, as expectativas são altíssimas com o novo curso: “Recebemos muitos pedidos para lançar uma capacitação voltada à cana-de-açúcar. Goiás já é uma potência na cultura e tem tudo para crescer ainda mais. E não tem jeito, é preciso investir em conhecimento para que nosso setor alcance resultados cada vez melhores”, afirma.
Oportunidade
O curso é aberto a todos os moradores de Goiás que tenham interesse em se qualificar na área. É destinado especialmente a produtores rurais e seus familiares, administradores de propriedades, trabalhadores rurais e estudantes de cursos técnicos e universitários.
Para quem atua no setor do agronegócio, o curso representa a oportunidade de melhorar o currículo e conquistar uma das vagas que a lavoura da cana-de-açúcar oferece. Este é o caso de Gabriel Jeyme Silva Rocha, de 24 anos, morador de Goiatuba. Engenheiro agrônomo recém-formado, ele foi um dos primeiros pré-inscritos da primeira turma. “Recentemente participei de um processo seletivo para trainee de uma usina e fazenda da região e não fui chamado. Acredito que por não ter nenhuma experiência com cana-de-açúcar. Assim, quando vi abertura do curso, pensei que é a oportunidade que preciso para agregar conhecimento e poder disputar novas vagas”, conta Gabriel.
Este será o quinto curso de Gabriel no EAD Senar Goiás. Ele já fez outros na área de gestão rural, agricultura de precisão e o de Cultivo e Produção de Grãos e diz sempre acompanhar as notícias, pois aprova o formato e qualidade dos materiais de ensino.
Sobre o setor
A cultura da cana-de-açúcar é forte no Centro-Oeste e no Estado de Goiás. Apesar do momento de crise econômica no Brasil e no mundo, a cultura se manteve estável e tem excelentes perspectivas para a próxima safra.
Joaquim Sardinha, presidente da Comissão de Cana-de-Açúcar e Bioenergia da Faeg e diretor da Aprocana explica que as previsões são boas para todo o setor. Ou seja, produtores devem ter melhoria na rentabilidade e profissionais devem continuar com um mercado de trabalho aquecido.
“São vários os fatores altistas. A cultura da cana-de-açúcar tem evoluído em termos de produção e produtividade em Goiás; os fatores agroclimáticos são positivos, com boas chuvas e recuperação dos canaviais; a demanda por etanol está alta pela competitividade com a gasolina e o mercado futuro internacional do açúcar já aponta preços maiores na Bolsa de Nova York, com a redução dos estoques globais da commodity”, afirma Sardinha.
>> Cana-de-açúcar em Goiás
Produção na safra 2017/18: 70,62 milhões de toneladas
Produção na safra 2018/19 (previsão): 70,95 milhões de toneladas
Área plantada: 1,1 milhão de hectares -> corresponde a 21,5% das áreas agricultáveis do Estado, desconsiderando áreas ocupadas por pastagens
100 mil empregos diretos e 300 mil indiretos
A produção de Goiás corresponde a 51% da produção do Centro-Oeste e 11% da produção brasileira.
No ranking brasileiro, os maiores Estados produtores são (safra 2018/19):
São Paulo, com produção estimada de 341 milhões de toneladas
Goiás, com produção estimada de 71 milhões de toneladas
Minas Gerais, com produção estimada de 67 milhões de toneladas
36 usinas em operação e 39 instaladas
Ranking das cidades produtoras:
Quirinópolis
Mineiros
Goiatuba
Itumbiara
Rio Verde
Dados: Conab/IBGE/SIFAEG
Serviço
Curso Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar
Curta duração, online, grátis e com certificado
Matrículas e mais informações em: https://goo.gl/2yrtkt.
0 comentário
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação
Economista Pablo Spyer visita Sistema Famato e reforça potencial do agro
“O agronegócio é o novo Vale do Silício”, diz presidente do Sindicarne
CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro