Governo de Alagoas assegura recursos para manutenção do Programa do Leite
O Programa do Leite não vai parar em Alagoas. A garantia, mais uma vez foi dada pelo Governo de Alagoas, que assegurou a regularização dos repasses de recursos para sua manutenção nos próximos dias. De acordo com gestores de cooperativas e associações, devido a problemas orçamentários do Estado no final do ano passado, o pagamento aos agricultores familiares está atrasado há seis quinzenas. Diante das dificuldades, muitos produtores estavam pensando em desistir.
O governador Renan Filho conversou, nesta quarta-feira, 9, com o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, CPLA, Aldemar Monteiro e garantiu a liberação de recursos para pagamento aos agricultores familiares que participam do Programa do Leite em Alagoas. São mais de 3 mil produtores que fornecem o leite através de mais de 100 associações e seis cooperativas.
“O governador nos tranquilizou. O novo Orçamento do Estado deve ser sancionado esta semana. Com isso, ele adiantou que o governo deve normalizar os pagamentos até próxima semana”, explica Monteiro.
Além de assegurar o pagamento do leite já entregue, o governador também se comprometeu, mais uma vez, com a continuidade do programa em Alagoas. “A manutenção está garantida pelo Estado. Apesar disso, vamos ter que trabalhar junto com a nossa bancada federal para assegurar os recursos da União. O programa, na verdade, é mantido por um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Agricultura. É fundamental que o governo federal também assegure os recursos para que não exista risco de interrupção do fornecimento de leite que atende hoje cerca de 80 mil famílias carentes em Alagoas”, aponta o presidente da CPLA.
Segundo Aldemar, os produtores não esperavam outra atitude do governo alagoano. “É importante ressaltar que Renan Filho sempre esteve ao lado dos produtores e foi até hoje o que mais aportou recursos para o programa, aumentando a contrapartida do Estado quando houve em vários momentos a redução de recursos federais. Nós acreditamos na continuidade do programa e sabemos que o governador estará junto com os agricultores familiares nessa luta, tanto que ele, além de assegurar a liberação dos recursos estaduais, já se colocou á disposição para atuar junto com a bancada federal em favor da liberação de novos recursos em Brasília”, afirma Monteiro.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios