238 mil alunos conhecem o agronegócio no programa da Abag de Ribeirão Preto
Podcast
Entrevista com Mônika Bergamaschi - Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP sobre o Agronegócio na Escola
DownloadA Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) realizou ontem (13) a premiação dos alunos e professores que fazem parte do programa educacional “Agronegócio na Escola”. Os participantes do projeto tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o setor e de perceber que o agro está presente nos conteúdos escolares de diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com a Presidente do Conselho Diretor da Abag/RP, Mônika Bergamaschi, o programa começou junto com outras ações no município de Ribeirão Preto/SP para valorizar a imagem do setor. “Como é uma cidade predominantemente sucroenergética e havia um preconceito muito grande com o agronegócio. Então, foi necessário que juntasse todos os outros segmentos da agricultura para que as crianças divessem dimensão do setor”, afirma.
O piloto do programa educacional “Agronegócio na escola” começou em 2001 capacitando os professores para que passassem os conceitos do setor em sala de aula. “Em 18 anos, já passaram mais de 238 mil alunos e 3.200 professores de diversos municípios do estado de São Paulo”, comenta.
Neste ano participaram do programa 181 escolas públicas, de 57 municípios da região de Ribeirão Preto, atingindo 667 professores e 24.264 alunos. “Os alunos fizeram visitas monitoradas e depois foi desenvolvida uma série de concursos de frases, desenhos, prêmios para os alunos e professores”, destaca.
Após o projeto aumentou muito a quantidade de estudantes que se interessam por cursos técnicos voltado para a área do agronegócio. “O nosso objetivo não é formar mão de obra, mas sim que a comunidade do entorno perceba a dimensão do setor e como movimenta toda a economia na região”, ressalta.
A presidente ainda salienta que com o projeto as pessoas percebem as ações que as empresas fazem com relação à sustentabilidade. “Eu ouso dizer que não temos mais os ataques gratuitos ao nosso setor, claro com exceção as pessoas que fazem por ideologia”, completa.
Confira as imagens do Programa Educacional "Agronegócio na Escola” 2018
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes