Com clima favorável, plantio da soja ocorre dentro da normalidade e chega a 65% na região de Balsas (MA)
Em meio ao clima favorável, os produtores rurais de Balsas (MA) têm conseguido evoluir com a semeadura da soja, da safra 2018/19. Inclusive, nesta temporada, os trabalhos nos campos iniciaram mais cedo em relação ao ano passado e a perspectiva é que em torno de 65% da área já tenha sido cultivada até o momento.
Segundo último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado deverá cultivar entre 961 mil a 980 mil hectares com soja neste ciclo. Cenário que poderá resultar em uma produção entre 2,8 milhões a 2,9 milhões de toneladas do grão.
O produtor rural do município, Valério Mattei, explica que na última semana o cultivo da oleaginosa foi paralisado em algumas regiões devido à ausência de chuvas. "Porém, as precipitações já retornaram no começo dessa semana, permitindo a continuidade da semeadura do grão e a germinação nas áreas já cultivadas", completa.
Consequentemente, a perspectiva é que os trabalhos nos campos sejam encerrados dentro da melhor janela na região, até meados de dezembro. O produtor ainda reforça que a estimativa é de uma grande safra nesta temporada.
Comercialização
Em contrapartida, as incertezas sobre os preços e a comercialização da soja têm preocupado os produtores. Isso porque, muitos agricultores adquiriram os insumos desta safra com dólar acima de R$ 4,00, fator que aumentou os custos de produção.
Paralelamente, com a recente queda da moeda, juntamente com os patamares mais baixos observados na Bolsa de Chicago (CBOT), a saca futura é cotada próxima de R$ 70,00 na região. "Mas as empresas estão fora do mercado. A rentabilidade é uma grande preocupação nesta safra, não adianta ter uma grande safra e não ter preços. Todos estão na expectativa do comportamento do câmbio diante da mudança de governo", afirma Mattei.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado